Inteligência Artificial contribui para Recursos Humanos mais eficientes

A Talentia destaca processos e desafios – atração de talento, formação, antecipação de comportamentos e gestão interna –, que podem ser melhorados se aliados de ferramentas de IA

Inteligência Artificial contribui para Recursos Humanos mais eficientes

A tecnologia pode ser uma aliada estratégica dos Recursos Humanos (RH). Apesar de não se equiparar à componente humana, a tecnologia – e, em particular, a Inteligência Artificial (IA) – pode criar um casamento perfeito com a área de RH, aumentando a eficiência de um conjunto de processos e desafios do setor. Segundo um comunicado da Talentia Software enviado às redações, a automação e digitalização de certas operações quotidianas pode maximizar a produtividade e, consequentemente, a eficácia dos departamentos de RH, ajudando-os a superar desafios e garantindo-lhes mais tempo útil para projetar estratégias de futuro.

A Talentia destaca a atração de talento como um dos principais desafios. A seleção dos perfis certos para as necessidades da organização, a atração de novos talentos e a implementação de estratégias de onboarding são algumas das principais linhas de atuação dos departamentos de RH. Nesta caso, a IA pode, por exemplo, permitir a implementação de entrevistas por videochamada ou avaliar as capacidades dos candidatos através de testes online ou chatbots.

Por outro lado, e tendo em conta a conjuntura laboral, a empresa indica que os departamentos de RH devem trabalhar para o desenvolvimento constante das equipas, incentivando programas formação e upskilling. Num terceiro plano, através de diferentes canais de comunicação, os profissionais de RH podem recolher informações para compreender o estado de espírito dos colaboradores, antecipando comportamentos, necessidades e resolvendo eventuais problemas.

Por fim, a Talentia explica que a recolha de dados de produtividade e desempenho permite que os diretores de RH façam uma melhor gestão interna e acompanhem a experiência diária dos membros da organização, adaptando a comunicação interna e as oportunidades de upskilling às necessidades particulares de cada colaborador.

As aplicações de Inteligência Artificial podem apoiar qualquer um destes aspetos, assegura a empresa. Se utilizada de forma estratégica, a tecnologia pode contribuir significativamente para um quotidiano mais fácil, produtivo e fluido nos departamentos de RH, estabelecendo simultaneamente bases para o futuro.

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