Segmento de Inteligência Artificial empresarial cresce exponencialmente

Das três categorias do mercado de IA, os serviços apresentam o mais rápido e maior crescimento, com uma parcela de 88% do mercado

Segmento de Inteligência Artificial empresarial cresce exponencialmente

O mercado de Inteligência Artificial (IA) em contexto empresarial está a crescer exponencialmente. Estima-se que as receitas globais, incluindo todas as categorias, tenham um crescimento anual de 15,2% em 2021, para 341.800 milhões de dólares, conta a IDC.  O mercado deverá acelerar ainda mais em 2022, com um crescimento de 18,8%, ultrapassando a marca dos 500 mil milhões de dólares até 2024. 

A IDC prevê ainda que a partir de 2023, os serviços de IA vão ser a categoria com a adoção mais rápida. Entre as categorias - software, hardware e serviços – os investigadores afirmam que o software representou 88% do total do mercado de IA. "A disrupção é inquietante, mas também pode servir de catalisador para a inovação e transformação. 2020 foi o ano que acelerou a transformação digital e reforçou o valor da IA empresarial", diz Ritu Jyoti, vice-presidente do grupo de Investigação em IA e Automação da IDC.

O mercado de serviços de IA chegou aos 19.400 milhões em 2020, o maior crescimento das categorias de IA empresarial. A análise da IDC aponta para um crescimento de 19,3% em 2021, com um CAGR de 21% nos próximos cinco anos. A categoria está dividida em duas subcategorias – serviços de IT, que representam quase 80% das receitas, e serviços empresariais. A nível mundial, calcula-se que os serviços de IA sejam um mercado avaliado em cinquenta mil milhões de dólares até 2025. 

No que concerne a categoria de software, a IA Applications é responsável pela maior parte do bolo, com quase 50% das receitas anuais, mas as IA Platforms revelam o crescimento mais forte, com um CAGR a cinco anos de 33,2%. Por outro lado, apesar do AI System Infrastructure Software representar 35% do total de receitas de software de IA, os avanços deverão ser mais lentos, com um CAGR de 14,4%.

O hardware de IA, dividido em duas subcategorias - servidor e armazenamento - representa a porção mais pequena do mercado, com uma quota de apenas 5%. Contudo, prevê-se que o hardware seja a categoria a crescer mais rapidamente, com um aumento homólogo de 29,6%. A adoção deverá ser maior ainda nos próximos anos, com um CAGR estimado de 19,4% nos próximos cinco anos. O servidor detém a maior quota, com cerca de 82%, e o armazenamento deverá crescer mais, com um CAGR de 22,1%.

Jyoti conclui que “entramos agora no domínio do trabalho e decisão aumentadas pela IA em todas as áreas funcionais de um negócio. A criação e utilização responsável de soluções de IA que possam detetar, prever, responder e adaptar-se à velocidade é um importante imperativo empresarial".

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.