Branded Content

Inteligência artificial e Machine Learning – Uma oportunidade para profissionais, empresas e organizações

O ISEG Executive Education aposta na criação de uma Pós-Graduação em Applied Artificial Intelligence & Machine Learning.

Inteligência artificial e Machine Learning – Uma oportunidade para profissionais, empresas e organizações

As empresas e organizações focam-se na rentabilidade e geram cada vez maior volume de dados, o que faz com que procurem profissionais habilitados em ciências dos dados, capazes de desenvolverem aplicações de Machine Learning e Inteligência Artificial, que geram poupança e retorno.

Como surgiu a necessidade de Inteligência Artificial e Machine Learning?

O boom digital aumentou a criação de dados, que são valiosos para o negócio. São diversas as fontes de data, independentemente do setor. O ERP, o CRM, o RH, os websites analytics, as ferramentas de procurement e operações, entre outras, às quais se juntam fontes de dados externas, como dados demográficos, dimensões de mercado / setor e pesquisas.

Este universo de data, levantou outro desafio: como utilizar os dados? O que levou à procura por perfis com background matemático, que criem modelos e trabalhem os dados, de modo a serem interpretáveis pelos stakeholders na tomada de decisão.

No que consiste a Inteligência Artificial e Machine Learning?

IA e Machine Learning são campos da ciência da computação que usam algoritmos “inteligentes” para treinar e extrair padrões de grandes coleções de dados, de modo a elaborar previsões e resolver problemas complexos.

Exemplos de Aplicação

Aumentam os casos de sucesso, como Amazon e Netflix. Estas empresas são exemplos de sistemas de recomendação, que permitem extrair perfis de compra e identificar os produtos a sugerir aos clientes, assegurando elevado retorno e poupança. A Netflix em 2019 assegurou que 75% das escolhas de conteúdo foram através de recomendação realizada por Inteligência Artificial, traduzindo-se numa poupança de mil milhões de dólares. A esta aplicação podemos juntar outra muito valiosa, o “predicting customer churn”. Os algoritmos de machine learning ajudam a perceber quais os determinantes para angariar e reter clientes.

Outro exemplo é “predictive asset maintenance”, que permite a organizações com grandes frotas, redes de telecomunicações ou eletricidade, combinar a gestão desses ativos com previsões, resultando em avultadas poupanças.

A área de Análise Financeira é outro exemplo, onde a capacidade de encontrar outliers em grandes volumes de dados permite a identificação de fraude, além da capacidade de modelação e previsão de séries temporais financeiras com preços de ações e índices de bolsas internacionais, que são mencionadas em literatura científica.

A importância de formar profissionais especializados

Segundo dados do Linkedin, entre as 20 ofertas de emprego com maior crescimento nos EUA, de 2012 a 2017, estavam quatro ligadas ao Machine Learning: Machine Learning Engineer; Data Scientist; Big Data Developer; Director of Data Science.

Em Portugal, existe uma lacuna de profissionais com experiência em Inteligência Artificial e Machine Learning. Por esse motivo, o ISEG Executive Education lança a Pós-Graduação em Applied Artificial Intelligence & Machine Learning. É uma oportunidade de explorar de forma prática as diversas componentes de IA, desde as tecnologias mais utilizadas, usando como referência a cloud da Amazon e as suas infraestruturas tecnológicas, até às principais técnicas de modelação, incluindo os mais recentes desenvolvimentos em Deep Learning e áreas muito recentes de Privacidade e Segurança da Inteligência Artificial. No final, existe um projeto end to end, utilizando casos de estudo.

O programa tem a parceria da Amazon Web Services, o que promove uma experiência única aos participantes. A coordenação e docência é assegurada por profissionais com valiosa experiência internacional, onde se incluem projetos de AI & ML em empresas como a Emirates, Netjets, Organização Mundial de Saúde, entre outras.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pelo IDEFE

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.