Um em cada seis consumidores usa a IA Generativa para inspiração de compras

A Salesforce apresenta o seu relatório sobre o cenário de retalho atual, revelando que a IA Generativa começa a ganhar espaço para retalhistas e consumidores

Um em cada seis consumidores usa a IA Generativa para inspiração de compras

Na quinta edição do relatório “Connected Shoppers”, a Salesforce revela a adaptação de retalhistas e consumidores a um cenário de retalho pós-pandemia, recorrendo à Inteligência Artificial (IA) Generativa de forma criativa.

O impacto da IA Generativa já se sente no retalho: 17% dos consumidores já utilizou a IA Generativa para inspiração de compras. Ainda que não utilizem a tecnologia de forma ativa, a Salesforce indica que muitos dos inquiridos estão interessados em explorar o potencial da IA para fazer compras.

Embora tenha havido uma queda nas transações digitais de 59% em 2021 para 51% este ano, prevê-se um aumento para 56% até 2025. Isto leva, segundo a Salesforce, a um maior investimento pela parte dos retalhistas em plataformas unificadas para personalizar o envolvimento e promover a fidelização, sendo que 60% estão na fase de estratégia ou execução.

Os sites e apps de comércio eletrónico são os canais de compras digitais mais populares, mas as redes sociais estão a ganhar força. 59% dos consumidores já fizeram uma compra por esta via, representando um crescimento de quase quatro vezes em relação aos 15% de 2021.

Os retalhistas e consumidores estão a adotar cada vez mais o comércio digital na experiência física. 60% dos consumidores afirmam agora utilizar os seus dispositivos móveis nas lojas para pesquisar produtos online (36%), ler códigos QR (32%) ou até concluir compras através dos seus dispositivos, conhecido como “scan and go” (18%).

Por sua vez, os retalhistas estão igualmente a seguir esta tendência, equipando os trabalhadores com dispositivos móveis. A Salesforce prevê que 32% dos funcionários de loja já os utilizem como parte do seu trabalho, um número que deverá aumentar para 41% até 2026.

As lojas são utilizadas cada vez mais como centros de atendimento de comércio eletrónico, sendo que 57% dos consumidores já comprou um produto online com levantamento em loja e 49% adquiriu um produto online que foi enviado a partir de uma loja. Como resultado, os retalhistas estão a reforçar os seus planos para aumentar a capacidade de atendimento em loja.  

Fidelizar clientes tornou-se mais difícil, sendo que os consumidores pertencem a uma média estimada de 3,4 programas de fidelização, havendo diminuído de 4,3 em 2021. No entanto, o número de programas de fidelização continua a aumentar para reter clientes. 75% dos retalhistas afirmam ter este tipo de programas e 22% planeiam lançar um dentro de um ano. Ainda assim, os maiores desafios para os retalhistas são a falta de insights sobre clientes e de agilidade nas respostas às mudanças nas oportunidades de marketing e na concorrência.

“Os consumidores estão a passar por uma série de pontos de contacto físicos e digitais ao longo da jornada de compra – desde a navegação em lojas até a compra nas redes sociais”, afirma Rob Garf, VP and General Manager, Salesforce Retail. “A IA Generativa vai atuar como um divisor de águas para os retalhistas, aumentando a personalização e diminuindo o atrito – em última análise, impulsionando a fidelização e aumentando o share of wallet”.


Previsões da Salesforce até ao final do ano
A Salesforce partilha as previsões para as vendas online do final do ano (Holiday Shopping Season), projetando que irão atingir 1,19 biliões de dólares a nível mundial com um crescimento de 4% nas vendas globais, continuando estáveis em comparação com o ano passado.

Para o período de vendas entre 1 de novembro e 31 de dezembro, a Salesforce estima que o interesse dos consumidores vai ser despertado pela IA, influenciando 194 mil milhões de dólares em gastos globais em compras online. 

Para além disto, os retalhistas vão lançar os descontos mais cedo este ano devido à preocupação dos consumidores com os preços. As taxas de desconto globais aumentarão para 19% no mês de outubro, atingindo 29% durante a Cyber Week – o período de sete dias em que 25% das vendas digitais mundiais vão ocorrer.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.