OpenAI lança nova versão do ChatGPT: GPT-4

O GPT-4 é um “grande modelo multimodal”, uma vez que é capaz de processar imagens e texto

OpenAI lança nova versão do ChatGPT: GPT-4

A OpenAI anunciou uma nova versão do ChatGPT denominado GPT-4. Segundo os especialistas da empresa, a versão é mais criativa, menos propensa a inventar factos e menos tendenciosa. O GPT-4 é um “grande modelo multimodal”, pelo que imagens e texto podem ser inseridos para gerar conteúdo, levantando preocupações quanto à utilização de ferramentas de IA por criminosos para gerar fotos, vídeos ou arquivos de áudio deep fake. 

A OpenAI disse que o GPT-4 é “menos capaz do que os humanos em muitos cenários do mundo real”, mas “exibe desempenho de nível humano em várias referências profissionais e acadêmicas”.

Passámos seis meses a alinhar iterativamente o GPT-4 através do que aprendemos do nosso programa de testes adversários, bem como o ChatGPT, resultando nos melhores resultados de todos os tempos (embora longe de serem perfeitos) no que toca a factos e sair das fronteiras. Nos últimos dois anos, reconstruímos toda a nossa deep learning stack e, juntamente com o Azure, co projetámos um supercomputador do zero para a nossa carga de trabalho” afirmou a OpenAI. 

"Há um ano, treinámos o GPT-3.5 como um primeiro “teste” do sistema. Encontrámos e corrigimos alguns bugs e melhorámos os nossos fundamentos teóricos. Como resultado, o nosso teste do GPT-4 foi (pelo menos para nós!) estável, tornando-se no nosso primeiro grande modelo cujo desempenho de treino fomos capazes de prever com precisão com antecedência”, continuam.

A nova versão é capaz de processar até 25 mil palavras, cerca de oito vezes mais do que o ChatGPT, e pode também responder a imagens. Inicialmente, vai ficar disponível para assinantes do ChatGPT Plus e developers de software, com lista de espera. 

Para preparar a capacidade de entrada de imagem para maior disponibilidade, estamos a colaborar estreitamente com um único parceiro para começar. Também estamos a abrir o OpenAI Evals, a nossa estrutura para avaliação automatizada do desempenho do modelo de IA, para permitir que qualquer pessoa relate deficiências nos nossos modelos para ajudar a orientar melhorias adicionais”, completam.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.