China restringe acesso ao ChatGPT

Em causa estarão desconfianças ao nível da propaganda. Tecnológicas chinesas estão a ser instruídas para não oferecerem o serviço nas suas plataformas, diretamente ou por meio de terceiros

China restringe acesso ao ChatGPT

As autoridades estão a restringir o acesso ao ChatGPT na China. Em causa estarão desconfianças ao nível da propaganda, apesar de o chatbot de inteligência artificial criado pela OpenAI não estar oficialmente disponível no país. 

De acordo com o 'Asia Nikkei', as empresas tecnológicas como a Tencent Holdings e o Ant Group terão sido instruídas pelos reguladores para não oferecerem acesso aos serviços ChatGPT ao público.

Os cidadãos estão a conseguir aceder ao novo serviço através do uso de VPN, com algumas pessoas a conseguirem produzir programas que dão acesso ao chatbot.

As empresas de tecnologia e universidades chinesas estão também elas a trabalhar no desenvolvimento de bots de inteligência artificial, com o país à procura de integrar a tecnologia nos seus produtos de forma a fazer frente às soluções dos seus concorrentes. Prova disso é a Baidu, que pretende lançar um rival chinês ao ChatGPT designado ErnieBot.

Apesar da restrição de acesso, o Ministério da Ciência e Tecnologia da China considera que existe potencial semelhante ao da tecnologia usada no ChatGPT para ser aplicada “em muitas indústrias”, afirmou Chen Jiachang, chefe do departamento de high-tech do ministério.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.