NEC recorre à IA para reconhecimento de objetos a alta velocidade

O sistema de reconhecimento de objetos com câmara de alta velocidade da NEC surge pela mão de uma colaboração com empresas como o Laboratório Ishikawa Senoo, pertencente à Escola de Ciências da Informação e Tecnologia, da Universidade de Tóquio

NEC recorre à IA para reconhecimento de objetos a alta velocidade

Esta tecnologia utiliza Inteligência Artificial (IA) para analisar instantaneamente um grande número de imagens capturadas por câmaras de alta velocidade que operam a velocidades de 1.000 imagens por segundo, com o intuito de selecionar as imagens mais apropriadas para fins de reconhecimento e determinar o sucesso ou a falha de uma inspeção com rapidez e precisão. 

Além disso, para corretamente identificar riscos e marcas, o processo de reconhecimento é repetido utilizando uma rede neuronal de pequena escala, e um método de decisão maioritário é aplicado para obter um resultado de reconhecimento, garantindo uma determinação de alta velocidade e elevada precisão.

A aplicação desta tecnologia numa linha de produção elimina a necessidade de a manipular para inspecionar produtos, permitindo uma produção contínua e eficiente.

Com esta tecnologia, as câmaras conseguem detetar pequenas diferenças em caracteres de cerca de 5 mm impressos num objeto que passe diante de uma câmara apenas durante 0,03 segundos. Além disso, isto pode ser feito em tempo real com uma precisão igual ou superior a 95%.

Em resultado disso, é possível examinar todos os produtos para os quais até ao presente apenas era possível realizar uma inspeção por amostragem, contribuindo desta forma para a prevenção da contaminação por parte de substâncias inesperadas e aprimorando o controlo de qualidade das linhas de produção. Assim, espera-se que esta tecnologia seja aplicada na inspeção visual de rótulos em garrafas e latas que se movimentam a alta velocidade nas linhas de produção, bem como na deteção de materiais estranhos em comprimidos e produtos alimentares.

Esta tecnologia baseia-se, parcialmente, nos resultados obtidos num projeto patrocinado pela Organização de Desenvolvimento de Novas Energias e Tecnologia Industrial (NEDO).

"A NEC utiliza tecnologias avançadas, como autenticação biométrica, IA, IoT e serviços de rede para impulsionar o crescimento dos negócios em todo o mundo", refere Toshihiko Hiroaki, diretor-geral da NEC Corporation. "No futuro, a NEC irá continuar a apostar numa gestão robusta dos processos de produção e na criação de novos serviços empresariais em resposta à diversificação de necessidades, por forma a introduzir a inovação digital nas unidades de produção. Através destas iniciativas, recolhemos, analisamos e partilhamos dados sobre o status dos produtos e processos, enquanto trabalhamos com os nossos clientes para a criação de valor"

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.