Liderar a transformação é a principal prioridade para os CFO

Estudo indica que, para 2024, os CFO têm como prioridade a melhoria da transformação e, principalmente, a liderança dos esforços de transformação digital nas funções financeiras

Liderar a transformação é a principal prioridade para os CFO

Liderar os esforços de transformação digital na função financeira é a principal área de foco dos CFO em 2024, de acordo com um estudo recente da Gartner realizada entre setembro e outubro de 2023 com 185 CFO.

O estudo revelou que melhorar as métricas financeiras, insights e narrativas, liderar esforços de gestão de mudanças e otimizar custos também são prioridades que mais de 70% dos CFO consideraram críticas para o seu sucesso.

O foco nos esforços de transformação está alinhado com o crescente interesse na GenAI e outras tecnologias disruptivas. Isto também demonstra o papel que o CFO desempenha na avaliação e no alinhamento do investimento nestas tecnologias transformadoras, tanto nas finanças como em toda a empresa”, afirmou Marko Horvat, Vice President, Research na Gartner Finance Practice.

A transformação e a melhoria funcional são os temas predominantes nas dez principais prioridades para 2024”, referiu Horvat. “Liderar a mudança, melhorar o desenho da estratégia e a função da equipa financeira e liderar a transformação são três das cinco principais prioridades críticas”.

Ao mesmo tempo, porém, os CFO preveem dificuldades consideráveis no futuro quando modernizarem a estrutura do departamento financeiro, porque a implementação eficiente de novas tecnologias financeiras na função pode ser demorada e perturbar as atividades quotidianas.

A construção de capacidade de entrega de tecnologia em finanças muitas vezes exige que os executivos financeiros façam parcerias com consultores externos e equipas internas de IT para avançar projetos enquanto continuam a executar a função no seu estado atual”, explicou Horvat. “À medida que o número e o âmbito destes projetos aumentam, torna-se cada vez mais difícil encontrar capacidade dentro da função financeira para responder adequadamente às necessidades destes projetos”.

Os especialistas da Gartner indicam que os esforços de transformação bem-sucedidos nas finanças tendem a exigir que o CFO lidere ativamente os esforços de entrega de tecnologia, em vez de simplesmente envolver e colaborar com os departamentos de IT.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.