IAPMEI vence prémio europeu de empreendedorismo

Na cerimónia em Bilbau, o MAP - Mecanismo de Alerta Precoce venceu o Grande Prémio do Júri, a mais alta distinção dos EPPA

IAPMEI vence prémio europeu de empreendedorismo

O MAP - Mecanismo de Alerta Precoce, o projeto desenvolvido pelo IAPMEI que permite acompanhar a situação económica e financeira das empresas, foi o vencedor do grande prémio dos European Enterprise Promotion Awards (EEPA), numa cerimónia que teve lugar dia 14 de novembro, em Bilbau.

A ferramenta criada pelo IAPMEI foi distinguida com o Grande Prémio do Júri, havendo sido a vencedora na categoria de desenvolvimento do ambiente empresarial e apoio à internacionalização das empresas. Os EPPA são uma iniciativa da Comissão Europeia que premeia os melhores projetos e iniciativas de promoção empresarial, nos estados-membros e nos países associados ao programa COSME. 

O MAP, que envolve também o Banco de Portugal, o Instituto Nacional de Estatística e a Autoridade Tributária, disponibiliza, sob a forma de dashboard, um conjunto de indicadores económicos e financeiros, com base na Informação Empresarial Simplificada (IES) relativa ao exercício de 2021.

Este instrumento online permite a análise periódica da situação económica e financeira de uma empresa e, com base no diagnóstico, identifica as suas fragilidades e os aspetos operacionais que poderão ser melhorados. Além disto, o MAP possibilita a utilização de alguns instrumentos públicos de apoio, nomeadamente de apoio à recapitalização empresarial e ao reinvestimento de lucros.

Neste momento, na edição de 2022, o MAP abrange 236 mil microempresas, PME e SMC, procurando ajudá-las numa gestão financeira prudente e equilibrada, na tomada de decisões empresariais e a promover a literacia financeira

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.