Brasil vai criar Política Nacional de Inovação

Está em consulta pública o documento que norteará as ações do governo brasileiro na área da inovação por um período de dez anos

Brasil vai criar Política Nacional de Inovação

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações brasileiro lançou uma consulta pública de forma a receber contribuições à proposta da Política Nacional de Inovação. Durante 40 dias – que contam a partir do dia 16 de novembro -, o documento está disponível para consulta e está a aceitar comentários e sugestões através de um website.

A nova política tem como propósito estimular e promover o desenvolvimento de novas tecnologias que sirvam os serviços públicos e empresas do país.

“Nortear, orquestrar e acelerar os esforços em ciência, tecnologia e empreendedorismo no país de forma a convertê-los em soluções inovadoras para os principais desafios e necessidades da sociedade brasileira e assim contribuir para a melhoria da qualidade de vida de cada brasileiro, para o crescimento da produtividade e da competitividade da nossa economia e para uma relação de maior harmonia com o planeta”. Este excerto pode ler-se no texto que acompanha a criação da Política Nacional de Inovação.

Um problema apontado é a falta de coordenação entre instituições, especialmente entre a produção de conhecimento em universidades e a sua aplicação em empresas, explicou a Agência Brasil citada pela publicação Época Negócios. Para superar esses desafios, a proposta traz um conjunto de ações como ampliar a infraestrutura de investigação, simplificar o processo de concessão de patentes, incentivar conhecimentos científicos abertos disponibilizados em plataformas digitais, promover a criação e desenvolvimento de startups, valorizar criadores e developers brasileiros e fomentar o aumento do investimento privado em pesquisa e desenvolvimento, resume a mesma publicação.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.