Blockchain para uma cadeia de valor mais eficiente e transparente

O Fórum Económico Mundial está a colaborar com mais de cem entidades e peritos no projeto Redesigning Trust with Blockchain in the Supply Chain

Blockchain para uma cadeia de valor mais eficiente e transparente

O Fórum Económico Mundial (FEM) anunciou que está a acelerar a utilização responsável e estratégica da tecnologia blockchain de forma transversal às cadeias de valor, em colaboração com mais de cem organizações e especialistas. O projeto Redesigning Trust with Blockchain in the Supply Chain pretende auxiliar os decisores da cadeia de valor através da blockchain para assegurar que a tecnologia emergente é utilizada de forma segura, responsável e inclusiva, beneficiando todas as parte interessadas.

Numa publicação no blog, o FEM explicou que a indústria da cadeia de valor está fragmentada e a operar em silos e, neste âmbito, a blockchain tem o papel padronizar, alinhar, proporcionar uma maior eficiência, transparência e interoperabilidade. Contudo, o FEM conta que mesmo com o “potencial de revolucionar uma série de setores onde a confiança é necessária entre as várias partes com interesses mal alinhados”, é, nestes contextos, que a implantação da emergente e complexa tecnologia pode uma tarefa difícil. 

“Como a tecnologia blockchain é tão nova, os decisores da cadeia de valor precisam de orientações, ferramentas e enquadramentos claros que os ajudem a maximizar os benefícios e minimizar os riscos desta tecnologia. Este conjunto de ferramentas será construído pela indústria e acompanhado para que possamos ver o que funciona e o que não funciona. Vamos juntar as peças do puzzle, para que outros não tenham de começar do zero”, afirma Nadia Hewett, Project Lead de Blockchain e Digital Assets do Fórum Económico Mundial.

O projeto deu origem a um kit de ferramentas de open-source que vão dirigir a implantação da blockchain no setor. A equipa por trás do projeto, que conta com líderes da cadeia de valor e da indústria logística, vai desenhar frameworks de gestão para acelerar uma utilização impactante da blockchain nos sistemas portuários, de forma estratégica e transversal. 

O FEM revela, ainda, que a equipa vai divulgar regularmente relatórios ao longo do tempo, com as descobertas do projeto, e incluindo orientações sobre privacidade de dados, segurança, criação e utilização de dados, plataformas públicas vs privadas, interoperabilidade, identidade digital e assinaturas. Apoiar uma abordagem que considere todo o ecossistema promete garantir uma perspetiva e resultado inclusivos que beneficiarão todas as partes interessadas.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.