Como podem os responsáveis das cadeias de abastecimento minimizar riscos

Um estudo da Oxford Economics e da SAP fornece informações para apoiar as empresas a minimizarem as interrupções nas suas cadeias de abastecimento

Como podem os responsáveis das cadeias de abastecimento minimizar riscos

A SAP anunciou a publicação de um novo estudo, desenvolvido em parceria com a Oxford Economics, cujas conclusões apresentam um conjunto atempado de informações adequadas para apoiar as empresas a minimizarem interrupções nas suas cadeias de abastecimento, mesmo em períodos de crises. 

"O mundo em que vivemos, embora tantas vezes turbulento, mudou radicalmente nas últimas semanas, com o impacto da COVID-19", refere Martin Barkman, Vice-Presidente da SAP e Diretor para Digital Supply Chain, Solution Management. “Esta situação sem paralelo levou a uma grave interrupção nas cadeias de abastecimento, o que dificulta a capacidade das empresas para entregar os produtos no prazo e ir ao encontro das necessidades dos clientes. Agora, mais do que nunca, precisamos de cadeias de abastecimento que sejam resilientes”. 

A pesquisa da SAP e da Oxford Economics analisou as práticas das empresas líderes ao nível das cadeias de abastecimento – neste caso, os 12% de entrevistados com cadeias de abastecimento mais resilientes e níveis mais elevados de inovação, de satisfação de clientes e de colaboradores e, ainda, que apresentavam números de crescimento quando comparados com outros entrevistados. Embora todas as cadeias de abastecimento sejam vulneráveis a riscos inerentes a uma economia global, a pesquisa sugere que as organizações adotam as características dos líderes da indústria, para estarem mais bem preparadas para o sucesso, especialmente em momentos disruptivos. 

Os líderes das cadeias de abastecimento são identificados como aqueles que partilham determinadas qualidades, como basear a maioria das decisões da cadeia de valor dos seus produtos nas necessidades do cliente; ponderar as questões da sustentabilidade, desde o design do produto até à sua entrega; captar e atuar com base em informações em tempo real, geralmente através da utilização da inteligência artificial ou de uma análise preditiva; e implementar tecnologias avançadas em escala nas suas organizações. 

Embora a pesquisa tenha sido concluída ainda na primeira fase de propagação da COVID-19, ou seja, antes da interrupção das cadeias de abastecimento ter atingido níveis de crise, as suas conclusões são perfeitamente aplicáveis aos desafios que hoje se verificam, explica a SAP em comunicado. 

"Estes resultados demonstram que os responsáveis pelas cadeias de abastecimento precisam de ter visibilidade para tomarem decisões, com rapidez e precisão, devidamente informadas, potenciando uma tecnologia que os ajuda a perceber, prever e responder a esta dinâmica mundial", explica Ben Wright, Senior Research Analyst da Oxford Economics. 

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.