Multinacionais apelam a salvaguardas no projeto de lei europeu Data Act

Na carta conjunta dirigida à Comissão Europeia que critica o Data Act por colocar em risco segredos comerciais, juntaram-se às grandes tecnológicas norte-americanas a SAP e a Siemens

Multinacionais apelam a salvaguardas no projeto de lei europeu Data Act

As europeias SAP e a Siemens uniram-se às grandes tecnológicas norte-americanas para criticar o Data Act, projeto de lei da UE sobre a utilização de dados gerados por dispositivos inteligentes e outros bens de consumo, proposto pela Comissão Europeia no ano passado. A proposta, que abrange os dados dos consumidores e das empresas da UE, faz parte de um conjunto de legislação destinada a limitar o poder das tecnológicas e a ajudar a UE a alcançar os seus objetivos digitais e sustentáveis.

Entre as principais críticas, os EUA afirmam que a lei proposta é muito restritiva, pelo que uma disposição que obriga as empresas a compartilhar dados com terceiros para fornecer serviços baseados em dados pode colocar em risco segredos comerciais. Corre-se o risco de minar a competitividade europeia ao obrigar à partilha de dados – incluindo know-how central e design data – não só com o utilizador, mas também com terceiros”, disseram as empresas numa carta conjunta à presidente da CE, Ursula von der Leyen, à chefe antitrust da UE, Margrethe Vestager, e ao chefe industrial da UE, Thierry Breton.

Efetivamente, isto pode significar que as empresas da UE terão de divulgar dados a concorrentes de países terceiros, nomeadamente aqueles que não operam na Europa e contra os quais as salvaguardas do Data Act seriam ineficazes”, acrescentaram. 

Assim, a carta apela a salvaguardas que permitam às empresas recusar pedidos de partilha de dados quando os segredos comerciais, a segurança, e a saúde estão em risco e que o âmbito dos dipositivos abrangidos pela legislação não seja alargado. Adicionalmente, relativamente à disposição que permite que os clientes alternem entre diferentes fornecedores de cloud, as empresas dizem que a legislação deve preservar a liberdade contratual.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.