Legisladores europeus querem encontro mundial para encontrar formas de regular IA

A administração de Joe Biden tem procurado perceber junto da opinião pública as medidas a tomar relativamente a este tema. Na União Europeia está já em curso a discussão de uma proposta de lei para regulamentar a inteligência artificial

Legisladores europeus querem encontro mundial para encontrar formas de regular IA

Os legisladores da União Europeia apelaram à realização de um encontro mundial com o objetivo de encontrar maneiras de controlar o desenvolvimento de sistemas de inteligência artificial, como é o caso do ChatGPT.

Apesar de já estarem a trabalhar na legislação da UE a este nível, os legisladores pediram a Joe Biden, presidente dos EUA, e a Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, a convocação de um encontro mundial, numa fase em que a inteligência artificial está cada vez mais presente nas organizações.

“Com a rápida evolução da poderosa IA, vemos a necessidade de uma ação política significativa”, referiram, depois de o regulador do ciberespaço da China ter anunciado medidas preliminares na gestão de serviços de IA generativa, incluindo o envio de avaliações de segurança às autoridades.

A administração Biden tem tentado encontrar uma base de sustentação na opinião pública sobre possíveis medidas de responsabilização para sistemas de IA. Já no caso da Comissão Europeia, o projeto de lei para regular a inteligência artificial foi apresentado há quase dois anos, com uma escala de classificação consoante o risco percecionado sobre a IA. O documento está atualmente em debate.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.