Maioria dos Estados-membros contra taxa de custos de rede para grandes tecnológicas

De acordo com uma fonte da Reuters, numa reunião recente, os ministros das telecomunicações de 18 Estados-membros ou rejeitaram a taxa proposta para as empresas de tecnologia ou pediram um estudo de impactos

Maioria dos Estados-membros contra taxa de custos de rede para grandes tecnológicas

A maioria dos Estados-membros da União Europeia (UE) rejeitaram a ideia de uma taxa de custos de rede para as grandes empresas tecnológicas. A pressão tem vindo a ser feita pelos operadores de telecomunicações para as forçar a apoiar o financiamento da implementação do 5G e da banda larga na Europa, de acordo com fontes da Reuters. 

Numa reunião com o chefe da indústria da Comissão Europeia, Thierry Breton – antigo CEO da France Telecom e da Atos – os ministros das telecomunicações de 18 Estados-membros ou rejeitaram a taxa proposta para as empresas de tecnologia, ou pediram um estudo sobre as necessidades e impactos da medida. As tecnológicas rejeitaram a ideia, argumentando que já investem no ecossistema digital.

Os ministros das telecomunicações europeus notaram uma falta de uma análise sobre os efeitos de uma taxa de rede, a ausência de um déficit de investimento e o risco de as empresas passarem o custo extra para os consumidores. 

Além disso, alertaram para a potencial violação das regras de “net neutrality” da UE, que exigem que todos os utilizadores sejam tratados igualmente, assim como potenciais barreiras à inovação e qualidade inferior dos produtos. Agora, aguarda-se que Thierry Breton emita um relatório até ao final de junho com um resumo do feedback recebido para avançar com os próximos passos. 

Segundo a fonte da Reuters, na oposição à taxa está a Áustria, Bélgica, Chéquia, Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Irlanda, Lituânia, Malta e Holanda. Contrariamente, a França, Grécia, Hungria, Itália, Espanha e Chipre apoiaram a ideia. Já Portugal, a Polónia e a Roménia ou  adotaram uma postura neutra ou não adotaram uma posição, contudo, há quem indique que são favoráveis à adoção da taxa. 

 

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.