Microsoft acusa hackers chineses de explorar falhas em software de email

No seu blog, a Microsoft acusou um grupo de ciberespionagem com ligações à China de explorar falhas em software de servidores de email da Microsoft

Microsoft acusa hackers chineses de explorar falhas em software de email

Um grupo de ciberespionagem ligado à China terá saqueado remotamente caixas de entrada de e-mail usando falhas recentemente descobertas no software de servidor de e-mail da Microsoft. O alerta foi lançado pela própria empresa e por investigadores externos.

Numa publicação no seu blog oficial, a Microsoft explicou que a campanha de hacking utilizou quatro vulnerabilidades não detetadas anteriormente em diferentes versões do software e foi o trabalho de um grupo que apelidou de HAFNIUM, que descreveu como uma entidade patrocinada pelo estado operando fora da China.

Num outro blog, a empresa de segurança cibernética Volexity disse que em janeiro viu os hackers a utilizar uma das vulnerabilidades para roubar remotamente "o conteúdo completo de várias caixas de correio do utilizador". Tudo o que precisavam de saber eram os detalhes do servidor Exchange e da conta que queriam roubar, esclareceu Volexity.

Em conferência de imprensa, citado pela Reuters, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, recusou a acusação. “A China deseja que os media e as empresas relevantes assumam uma atitude profissional e responsável e baseiem as caracterizações dos ataques cibernéticos em amplas evidências, em vez de suposições e acusações infundadas”, afirmou o porta-voz.

A Microsoft disse que os alvos incluem investigadores de doenças infecciosas, escritórios de advocacia, instituições de ensino superior, empresas de defesa, grupos de reflexão sobre políticas e grupos não governamentais.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.