Transformação digital no combate à crise

Nos próximos dois anos, as empresas continuarão a investir fortemente na transformação digital, uma vez que precisam de evoluir para fazer frente a futuras situações de crise

Transformação digital no combate à crise

Com o objetivo de superar as dificuldades que a pandemia está gerar, as empresas direcionam agora o seu foco nos processos de aceleração da transformação digital de forma a ganhar resistência e flexibilidade.

De acordo com uma pesquisa recente da IDC, entre 2020 e 2023, o investimento direto das organizações em transformação digital aumentará em 15,5% por ano, o que lhes permitirá adotar novos modelo de negócio digital.

As projeções dos especialistas para os próximos anos são de que esses investimentos em digitalização continuem a progedir no futuro, e serão responsáveis pelo fato de que até 2022, 65% do PIB mundial será digitalizado e até 2023, espera-se que 75% das organizações tenham um roteiro abrangente para a implementação da transformação digital, o que partindo dos atuais 27%, representa um grande avanço que permitirá às organizações realizar uma verdadeira transformação que abrange todas as faces das empresas.

Outra das previsão da IDC é que, em 2023, 60% dos líderes terão mudado a sua orientação de gestão de processos para gestão de resultados. Com isso, esses mesmos líderes poderão adotar modelos de operação mais ágeis, inovadores e empáticos. Além disso, dadas as condições globais voláteis, até 2025, 75% dos líderes empresariais aproveitarão as vantagens das plataformas digitais e da capacidade dos ecossistemas digitais de adaptar as suas cadeias de calor a novos mercados, setores e ecossistemas.

Em 2021, a IDC espera que 60% das empresas passem a digitalizar a experiência do funcionário ou que a relação de trabalho sofra uma transformação em todos os níveis. Cerca de 30% das organizações terão programas acelerados de inovação e transformação digital para reinventar o modelo de negócio do futuro.

Em termos de sustentabilidade, especialistas afirmam que até 2022 a maioria das empresas obterá o valor de uma combinação entre o digital e o sustentável, e também se espera que, até 2025, 50% das empresas tenham implantado uma cultura de negócios otimizada por transformação digital, com foco no cliente e nos dados.

As últimas previsões de transformação digital da IDC são de que, em 2022, 70% das organizações terão acelerado o uso de tecnologias digitais, transformando os processos de negócios para impulsionar o envolvimento do cliente, a produtividade do trabalhador e a resiliência dos negócios. 

"As organizações com novos modelos de negócios digitais no seu núcleo e que executam com sucesso as suas estratégias de negócio em plataformas digitais, estão bem posicionadas para o futuro. tendo um sucesso contínuo na economia da plataforma digital. As nossas previsões de transformação digital para 2021 representam áreas de oportunidade notável para diferenciar os seus próprios esforços estratégicos de transformação digital", conclui Shawn Fitzgerald, Diretor de Pesquisa de Estratégias de Transformação Digital Mundial da IDC.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.