Mais de um terço das PME acredita não ter recebido apoio suficiente dos fornecedores durante o contexto pandémico atual
As PME são a base da economia europeia e a crise COVID-19 está a ter um profundo impacto na forma como operam. O impacto sobre a oferta e a procura das pequenas empresas significa que uma crise desta magnitude pode levar ao desaparecimento de grande parte das organizações. A IDC está a realizar um inquérito aos clientes de duas em duas semanas para compreender o comportamento dos gastos em IT e o sentimento dos clientes durante e após a pandemia COVID-19, e o último estudo revelou que 84% das PME europeias esperavam que as receitas da sua empresa diminuíssem em 2020. No entanto, existe alguma resiliência em termos de despesas de IT, uma vez que apenas 38% das PME inquiridas acreditam que gastarão menos e 22% esperam aumentar as despesas de IT. Para muitas PME, a transformação digital já não é uma questão de escolha, é uma necessidade existencial. A corrida à inovação intensificou-se e as PME que aproveitarem esta fase para transformar os seus modelos de negócio, gerando assim confiança nos seus clientes e aumentando a sua presença digitalmente, surgirão reforçadas da crise como PME orientadas por dados, centradas no cliente e altamente automatizadas. Durante a crise do coronavírus, tem havido um forte envolvimento do governo com as PME em toda a Europa, uma indicação clara da importância deste segmento para a recuperação económica pós-crise. O apoio incluiu medidas destinadas a manter empregos e licenças por doença, bem como empréstimos diretos, diferimento fiscal e empréstimos a preços acessíveis. Até agora, o principal objetivo foi a redução imediata, compensando as PME pelas perdas. No então, são necessárias medidas estruturais para impulsionar a inovação e os planos para garantir que as PME sobreviventes possam prosperar, e os fornecedores de tecnologia terão um papel importante a desempenhar no reforço das pequenas empresas. Embora muitas PME afirmem ter recebido subscrições gratuitas, apoio gratuito e flexibilidade com os contratos existentes, o inquérito da IDC revela que 39% acreditam não ter recebido apoio suficiente dos fornecedores durante este período. Os fornecedores de tecnologia precisam de compreender que a forma como tratam as PME durante esta fase será altamente recompensada no futuro, revela a IDC. Ajudar as pequenas empresas a tornarem-se PME do futuro, através do marketing, cloud e suporte remoto, consolidará uma base de clientes leal às PME. Os parceiros de Canal também desempenham um papel importante neste domínio, uma vez que a maioria dos fornecedores apoia este segmento através de parceiros, muitos dos quais são PME. Neste sentido, a maioria dos fornecedores de tecnologia oferece pacotes de apoio imediato aos seus parceiros e é cada vez mais importante assegurar que sejam capazes de apoiar os esforços de transformação dos seus clientes PME a longo prazo. |