A transformação digital é uma necessidade para as PME

Mais de um terço das PME acredita não ter recebido apoio suficiente dos fornecedores durante o contexto pandémico atual

A transformação digital é uma necessidade para as PME

As PME são a base da economia europeia e a crise COVID-19 está a ter um profundo impacto na forma como operam. O impacto sobre a oferta e a procura das pequenas empresas significa que uma crise desta magnitude pode levar ao desaparecimento de grande parte das organizações.

A IDC está a realizar um inquérito aos clientes de duas em duas semanas para compreender o comportamento dos gastos em IT e o sentimento dos clientes durante e após a pandemia COVID-19, e o último estudo revelou que 84% das PME europeias esperavam que as receitas da sua empresa diminuíssem em 2020. No entanto, existe alguma resiliência em termos de despesas de IT, uma vez que apenas 38% das PME inquiridas acreditam que gastarão menos e 22% esperam aumentar as despesas de IT.

Para muitas PME, a transformação digital já não é uma questão de escolha, é uma necessidade existencial. A corrida à inovação intensificou-se e as PME que aproveitarem esta fase para transformar os seus modelos de negócio, gerando assim confiança nos seus clientes e aumentando a sua presença digitalmente, surgirão reforçadas da crise como PME orientadas por dados, centradas no cliente e altamente automatizadas.

Durante a crise do coronavírus, tem havido um forte envolvimento do governo com as PME em toda a Europa, uma indicação clara da importância deste segmento para a recuperação económica pós-crise. O apoio incluiu medidas destinadas a manter empregos e licenças por doença, bem como empréstimos diretos, diferimento fiscal e empréstimos a preços acessíveis.

Até agora, o principal objetivo foi a redução imediata, compensando as PME pelas perdas. No então, são necessárias medidas estruturais para impulsionar a inovação e os planos para garantir que as PME sobreviventes possam prosperar, e os fornecedores de tecnologia terão um papel importante a desempenhar no reforço das pequenas empresas.

Embora muitas PME afirmem ter recebido subscrições gratuitas, apoio gratuito e flexibilidade com os contratos existentes, o inquérito da IDC revela que 39% acreditam não ter recebido apoio suficiente dos fornecedores durante este período. Os fornecedores de tecnologia precisam de compreender que a forma como tratam as PME durante esta fase será altamente recompensada no futuro, revela a IDC.

Ajudar as pequenas empresas a tornarem-se PME do futuro, através do marketing, cloud e suporte remoto, consolidará uma base de clientes leal às PME. Os parceiros de Canal também desempenham um papel importante neste domínio, uma vez que a maioria dos fornecedores apoia este segmento através de parceiros, muitos dos quais são PME. Neste sentido, a maioria dos fornecedores de tecnologia oferece pacotes de apoio imediato aos seus parceiros e é cada vez mais importante assegurar que sejam capazes de apoiar os esforços de transformação dos seus clientes PME a longo prazo.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.