PME mostram-se otimistas em relação ao futuro do seu negócio

Um relatório da Salesforce refere que três em cinco gestores afirmam que as restrições horárias e de operação impostas pelos governos e requisitos das autoridades de saúde são uma ameaça à viabilidade das empresas

PME mostram-se otimistas em relação ao futuro do seu negócio

A Salesforce divulgou o seu mais recente estudo Salesforce SMB Trends Report focado nas transformações que as Pequenas e Médias Empresas (PME) levaram a cabo para fazer face às alterações de consumo provocadas pela crise pandémica e consequente crise económica. Apesar da incerteza e instabilidade do mundo de hoje, 22% das PME em crescimento afirmam estar muito otimistas em relação ao futuro do seu negócio, e 50% mostram-se relativamente otimistas.

No estudo divulgado, e que recolhe informações de mais de 2.300 líderes e gestores de PME, é possível verificar que, embora haja otimismo em relação ao futuro, as três principais limitações de crescimento das empresas continuam a ser a manutenção do crescimento financeiro, a capacidade de ir ao encontro das expectativas dos clientes, e a possibilidade de atraírem e reterem o melhor talento. O relatório revela ainda que três em cada cinco gestores de PME em crescimento afirmam que as restrições horárias ou de operação impostas pelos governos locais ameaçam a viabilidade do negócio (65%), e que os requisitos impostos pelas autoridades de saúde têm um peso excessivo no negócio (59%).

Face a um futuro incerto e a um “novo normal” ainda desconhecido, 55% dos gestores inquiridos afirmam que a tecnologia é útil para reforçar as interações com os seus clientes, 51% utilizam-na no crescimento da sua base comercial e, embora as PME em crescimento consultadas tenham a intenção de acelerar o investimento em novas tecnologias devido à pandemia (+65%), apenas uma em cada cinco é que as implementou no negócio, nos últimos seis meses. Já a adoção e escolha das melhores tecnologias aplicadas aos negócios continuam a obedecer aos mesmos critérios, com mais de 70% das empresas a analisar as tecnologias pela sua simplicidade de utilização, fiabilidade do fornecedor e pelo preço.

É interessante observarmos estas aparentes contradições que o relatório evidencia, porque nos permitem perceber que há aqui um misto de desejo dos líderes por um novo normal igual ao velho normal e, por outro lado, uma efetiva capacidade de olhar para o futuro e querer fazer parte de um mundo novo, onde os consumidores e as tecnologias que os servem estão diferentes”, explica Fernando Braz, Country Leader da Salesforce em Portugal.

O consumidor ganha agora ainda maior destaque, com quase metade dos líderes de PME em crescimento (49%) a investir mais na interação com os clientes, sendo que também 49% afirmam que disponibilizam hoje mais flexibilidade, nomeadamente nas condições de devolução de produtos ou políticas de pagamento. Ainda assim, com as diferentes mudanças de hoje e as limitações de orçamento das empresas, as vantagens competitivas como ofertas inovadoras, personalização do contacto ou fornecimento de uma experiência de compra totalmente integrada, são mais difíceis de concretizar, razão pela qual o investimento em tecnologia da maioria das PME é feito para melhorar a interação com cliente, o processo de compra e, por outro lado, a comunicação interna das equipas que agora se encontram distantes.

Já antes da pandemia era difícil, num mundo tão globalizado, chegar a um cliente e ter um contacto que marque a diferença face aos concorrentes. Num mundo pós-pandemia prevemos que os consumidores se tornem mais exigentes, pelo que é urgente que as empresas possam adaptar o seu negócio e as suas interações, para se tornarem mais flexíveis e adaptáveis. O online vai crescer como canal de contacto e de compra, e é nesta transformação digital que as empresas têm pela frente que a Salesforce se torna num importante aliado”, conclui o gestor.

O SMB Trends Report foi realizado entre fevereiro e março, juntamente com um estudo de acompanhamento realizado em agosto na América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia-Pacífico - recolhendo importantes perspetivas da comunidade global de PME’s sobre o início da pandemia e, mais recentemente, sobre o panorama atual e o regresso ao “novo normal”.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.