Trabalho remoto aumenta a carga de trabalho dos profissionais de IT

A mudança para o teletrabalho trouxe também alguns problemas e está a causar preocupações a nível de trabalho e segurança às equipas de IT

Trabalho remoto aumenta a carga de trabalho dos profissionais de IT

Quase dois terços dos profissionais de IT inquiridos pela empresa de software Ivanti  explicam que as suas cargas de trabalho aumentaram - até 37%- desde que mudaram para o trabalho remoto.

Os principais problemas de trabalho remoto do utilizador final incluem problemas de VPN (listados por três quartos dos trabalhadores tecnológicos), seguidos pela necessidade de corrigir problemas de videoconferência, problemas com largura de banda limitada, resets de palavra-passe e problemas de mensagens.

Tudo isto é exacerbado pela escala de trabalho remoto: 43% dos profissionais de IT afirmam que três quartos dos seus funcionários trabalham remotamente e mais de um terço disse que todos os funcionários estão a trabalhar em casa.

Dois terços (66%) dos profissionais de IT também reportaram um aumento de questões de segurança. Os três principais problemas foram o aumento de e-mails maliciosos, o comportamento dos funcionários arriscado e "não conforme" e o aumento das vulnerabilidades do software.

O apoio aos colaboradores remotos aumentou a carga de trabalho dos profissionais de IT: 70% afirmam ter implementado acesso VPN a mais colaboradores, enquanto 54% tinham fontes, configuração e distribuição de dispositivos extra; uma percentagem semelhante tinha criado mais artigos de conhecimento 'como fazer' para os colaboradores.

"A realidade de trabalho foi virada do avesso para muitas empresas, pois precisavam de adaptar os seus colaboradores ao trabalho remoto. Isto é especialmente verdade para os departamentos de IT, visto que os profissionais de IT precisam de apoiar os funcionários a trabalhar remotamente, uma vez que eles próprios fizeram a transição para fornecer serviços de IT a partir de casa", garante Ivanti, a empresa que inquiriu mais de 1.600 profissionais de IT durante o mês de abril e maio.

Apesar do aumento da carga de trabalho, os profissionais de IT acreditam nos diversos benefícios de trabalhar a partir de casa, incluindo a falta de deslocação e horário de trabalho flexível. Um em cada oito afirmaram que eram mais produtivos.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.