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Trabalho remoto: Mantenha-se conectado, positivo e produtivo

Trabalhar em casa está a tornar-se o novo normal para muitas empresas - mesmo para aquelas que tradicionalmente não oferecem teletrabalho aos colaboradores

Trabalho remoto: Mantenha-se conectado, positivo e produtivo

Com a necessidade de distanciamento social, o número de pessoas a trabalhar em casa está a aumentar em todo o mundo, à medida que o local de trabalho digital se torna mais num requisito do que um luxo. Embora, tradicionalmente, as empresas precisassem de várias semanas para preparar a sua infraestrutura de IT, com esta pandemia, tiveram de passar para o trabalho remoto quase de um dia para o outro.

Os desafios do trabalho remoto 

O trabalho remoto apresenta vários desafios que diferem de um ambiente de trabalho tradicional. Uma das principais dificuldades prende-se com a gestão dos problemas de IT e o tempo para a sua solução.

Ainda mais desafiador: quando os colaboradores estão geograficamente isolados, relatam sentir-se isolados em termos de informações e conhecimento. Isso pode ser devido à falta de acesso aos recursos necessários, o que pode levar ao aumento da ansiedade em relação ao desempenho no trabalho, diminuição da confiança e aumento de stress.

Como trazer o ambiente do escritório para casa e melhorar a experiência de trabalho remota

Apesar dos desafios, o trabalho remoto também apresenta a possibilidade de obter maior produtividade, maiores sentimentos de realização e maior equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Dar aos colaboradores a capacidade de trabalhar em casa também pode aumentar a satisfação a longo prazo, devido à maior flexibilidade na sua gestão das tarefas. Após esta nova fase, o trabalho remoto será uma alternativa a considerar para diminuir propagação de vírus, outras doenças ou mesmo em situações de desastres naturais. Com as ferramentas certas, como portais de self service para os seus colaboradores e procedimentos digitalizados, a mudança para trabalho remoto pode ser uma oportunidade positiva.

Hoje, oferecemos algumas dicas para manter a sua equipa conectada e motivada.

Dica 1: Torne o trabalho de equipa uma prioridade 

Um dos principais benefícios de um ambiente de escritório é a capacidade de trabalhar em estreita colaboração em projetos. O ambiente físico, naturalmente, presta-se a sessões de brainstorming e comunicação contínua durante todo o dia de trabalho. Esse tipo de comunicação aberta pode levar a soluções criativas e ajuda a melhorar a confiança dos colaboradores. É vital tornar a colaboração e a comunicação aberta uma prioridade.

Dica 2: Garanta que as ferramentas estão disponíveis 

A maioria das empresas sabe que a infraestrutura de IT deve estar instalada antes de os colaboradores trabalharem remotamente. O acesso fácil a informações necessárias para realizar o seu trabalho permite uma maior confiança e uma maior satisfação. Não conseguir aceder a informações pode levar a sentimentos de frustração, desconexão e distração.

Um sistema de gestão de conhecimento ou portal de self service pode capacitar os colaboradores a encontrar as informações de que precisam sem ter de esperar pelas respostas dos colegas que poderão estar indisponíveis. Isso manterá a produtividade e diminuirá a oportunidade de distração.

Dica 3: Incentive as equipas a conversar sobre outras coisas, além do trabalho

Um dos benefícios de trabalhar num ambiente de escritório é a camaradagem e o sentido de pertença. Com os colaboradores em suas casas, há que evitar que essa camaradagem se perca. A pandemia de coronavírus causou um aumento da ansiedade, mas ignorar o problema não o faz desaparecer. Promova um ambiente em que possam conversar sobre outras coisas além do trabalho.

Dica 4: Use as ferramentas certas 

As equipas de IT devem concentrar-se numa nova era de gestão de conhecimento. Uma abordagem de shitf left para incidentes e pedidos é a melhor maneira para as empresas integrarem o self service com a possibilidade de encontrar respostas e permanecer produtiva. A base de conhecimento, se estiver acessível via self service, omnichannel e com a contextualização do utilizador, reduzirá o volume de tickets e a carga de trabalho do suporte, para além de aumentar a satisfação e produtividade dos colaboradores. O self service reduz os custos e aumenta a eficiência, reduzindo a carga financeira das equipas de suporte sobrecarregadas e utilizadores improdutivos. Também reduz a quantidade de tempo necessária para gerir problemas do sistema, enquanto capacita os utilizadores a resolver os seus próprios problemas (e rapidamente!).

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela EasyVista

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