Rússia multa Google em 361 milhões de euros

A Rússia multou a Google em 21,1 mil milhões de rublos – o equivalente a 361 milhões de euros – por a empresa norte-americana não ter retirado conteúdo russo considerado ilegal

Rússia multa Google em 361 milhões de euros

A Google foi multada em 21,1 mil milhões de rublos – equivalente a 361 milhões de euros à taxa de conversão atual – por um tribunal de Moscovo por repetidamente falhar a remoção de conteúdo na Rússia considerado ilegal, nomeadamente “notícias falsas” sobre o conflito com a Ucrânia, indica a Reuters.

O YouTube tem sido um dos principais alvos da Rússia, mas, ao contrário do Twitter, Facebook e Instagram, não foi bloqueado no país. O regulador russo afirma que a Google falhou repetidamente ao não restringir o acesso a conteúdos banidos e o YouTube é um ponto particular de crítica.

Segundo a Roskomnadzor – o regulador – o YouTube não apagou informação “falsa sobre o curso da operação militar especial na Ucrânia, desacreditando as forças armadas da federação russa”. Simultaneamente, indica que o YouTube permite conteúdo com visões extremistas.

A multa foi calculada com base no volume de negócios da Google na Rússia. As contas bancárias da empresa no país foram apreendidas, levando a subsidiária a abrir falência e a não conseguir pagar ao seu staff e fornecedores. 

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 38 Julho 2022

IT INSIGHT Nº 38 Julho 2022

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.