Conselho Europeu de Editores apresenta queixa contra a Google à Comissão Europeia

A organização europeia apresentou a queixa alegando que a tecnológica norte-americana monopoliza a publicidade online, favorecendo os seus serviços

Conselho Europeu de Editores apresenta queixa contra a Google à Comissão Europeia

O Conselho Europeu de Editores – European Publishers Council (EPC) – apresentou uma queixa contra a Google à Comissão Europeia (CE), relativamente ao negócio de publicidade digital. Em causa, estão alegadas práticas anti concorrência, que monopolizam a publicidade online para favorecer os serviços da tecnológica norte-americana.

A EPC, da qual faz parte o grupo Impresa, pediu que a CE responsabilizasse a Google pela sua conduta. É de notar que a CE abriu uma investigação em junho para averiguar se a Google favorece os seus próprios serviços de display de publicidade, em detrimento dos concorrentes, anunciantes e editores online.  

"Já é altura de a Comissão Europeia impor à Google medidas que realmente mudem, e não apenas desafiem, o seu comportamento", afirma Christian Van Thillo, Chairman do EPC, pelo que o comportamento da Google estará a causar danos consideráveis aos restantes atores do mercado, com menos transparência e inovação.

A Google faturou 147 mil milhões de dólares em receitas de publicidade digital em 2020, mais do que qualquer outra empresa no mundo, indica a Reuters. "A Google alcançou o controlo final da cadeia de valor da tecnologia de anúncios, com quotas de mercado até 90-100% em segmentos da cadeia de tecnologia de anúncios", completa.

"Quando os editores escolhem usar os nossos serviços de publicidade, eles mantêm a maioria das receitas e todos os anos pagamos milhares de milhões de dólares diretamente aos parceiros editoriais na nossa rede de anúncios", disse um porta-voz da Google, citado pela Reuters.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.