Pós-pandemia: maioria das empresas excedeu crescimento de receitas

Relatório demonstra que, apesar do crescimento positivo, existiu uma forte redução de orçamentos das empresas e uma taxa significativa de despedimentos

Pós-pandemia: maioria das empresas excedeu crescimento de receitas

A Pipedrive anunciou os resultados do seu relatório global sobre Mercado de Vendas e Marketing 2021-2022, que analisa as tendências das vendas e receitas de vários tipos de negócios à escala global. O estudo incluiu 1.114 profissionais de vendas e de marketing, empresários e indivíduos envolvidos na indústria, startups, pequenas e médias empresas e grandes negócios.

Apesar dos desafios sentidos pelos empresários em 2020, sete em cada dez dos inquiridos viu um aumento no lucro da empresa após a pandemia. Na verdade, 40% destas excederam as perspectivas de lucro neste último ano em comparação com 2020. Contudo, ao nível de desempenho pessoal, apenas 64% dos vendedores entrevistados referiram ter atingido os seus objetivos anuais pessoais em 2021, comparativamente com apenas metade do ano anterior. Quando questionados sobre o porquê, atribuíram a razão a orçamentos baixos (43%) e equipas diminuídas (43%).

A incerteza e volatilidade económicas estão destinadas a acontecer. O mais importante é preparar a empresa para o sucesso através da implementação da infraestrutura certa que irá, a longo prazo, pagar dividendos”, comenta Dominic Allon, CEO da Pipedrive. “A tecnologia tem a capacidade de ajudar empresários de pequenas empresas a adquirir insights importantes de modo a conseguirem reduzir custos e criar eficiências operacionais quando é necessário. O que por si só pode ser uma grande contribuição para ganhar uma vantagem competitiva no mercado, como também pode simultaneamente reduzir as pressões internas dentro das organizações, o que é extremamente importante quando se atravessa uma época economicamente desafiante”.
 
De entre os resultados, o estudo da Pipedrive aponta para áreas fundamentais nas quais as pequenas empresas podem investir quando surgem sinais de instabilidade económica. Por exemplo, a adoção de tecnologia e automatização, a integração das vendas e marketing, o papel da liderança na saúde e sucesso de um pequeno negócio, produtividade no trabalho remoto, entre outros.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.