Tecnologias digitais deram salto global desde o início da pandemia

Um novo estudo, que recorreu ao dataset BuiltWith, nota o rápido crescimento na adoção de três tipos de tecnologias de websites em 2020: e-commerce, pagamentos online e publicidade digital

Tecnologias digitais deram salto global desde o início da pandemia

Momentos de catástrofe e disrupção podem ser catalisadores de mudança, tendência que se fez notar no período dos últimos dois anos, aquando do início da pandemia. A COVID-19 levou a uma maior dependência das tecnologias digitais, que desempenharam um papel crucial na ajuda às empresas para resistirem às adversidades. Da mesma forma, também a transformação digital acelerou, consideravelmente, nesse período. 

Recorrendo a um dataset (BuiltWith) com informação sobre 150 milhões de websites ativos a nível global, um novo estudo, divulgado num artigo do Fórum Económico Mundial em colaboração com a VoxEU, nota o rápido crescimento na adoção de três tipos de tecnologias de websites em 2020: e-commerce, pagamentos online e publicidade digital. 

Segundo o estudo, as empresas responderam rapidamente às imposições de confinamento e de encerramento do local de trabalho, através da atualização dos seus websites para vender online. Seis meses depois do primeiro confinamento, levando a um aumento de cerca de 1,5% no uso de pagamentos online e um crescimento de 0,7% no e-commerce. "As magnitudes são substanciais, com estes aumentos a representarem cerca de um terço do aumento total do e-commerce ou da difusão dos pagamentos eletrónicos em 2020”, diz o artigo do FEM.

Adicionalmente, o estudo reflete sobre as desigualdades digitais entre os países e regiões. A nível global, a utilização de pagamentos online, e-commerce e tecnologias de publicidade digital aumentou 34%, 19% e 17%, respetivamente, em relação a 2020. Mais, constataram que a maior parte do crescimento do e-commerce por parte dos países laggard é impulsionada pela adoção de funcionalidades gratuitas.

No entanto, uma vez que o ponto de partida da adoção de e-commerce e de pagamentos eletrónicos era baixo em muitos países, a aceleração da adoção de tecnologia não foi suficiente para reduzir as divisões entre países, explica a investigação. Assim, concluem que, globalmente, é necessário um ritmo ainda mais rápido de adoção digital nos países que ficaram atrasados.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.