Publicidade digital deverá crescer devido às aplicações móveis

Até 2026, é esperado que o investimento em publicidade digital aumente 85%, atingindo os 753 mil milhões de dólares

Publicidade digital deverá crescer devido às aplicações móveis

O mercado da publicidade digital deverá sofrer grandes transformações nos próximos anos, devido à introdução de restrições de privacidade em algumas das plataformas mais importantes, como as da Apple e da Google. Contudo, segundo os especialistas da Juniper Research, existem grandes oportunidades de crescimento, especialmente para a publicidade em aplicações móveis.

Os dados da investigação Digital Advertising: emerging trends, key opportunities & market forecasts 2022-2026, indicam que, este ano, o investimento em publicidade digital poderá atingir cerca de 407 mil milhões de dólares em todo o mundo. Mais, é esperado que aumente 85% até 2026, atingindo cerca de 753 mil milhões de dólares. Além disso, os especialistas preveem que, nessa altura, as receitas geradas através de aplicações móveis possam representar cerca de 56% do total.

No que concerne as plataformas móveis, os investigadores notam que a disponibilidade de SKAdNetwotk para iOS vai oferecer novas oportunidades para os anunciantes acederem a dados agregados, permitindo-lhes direcionar as suas campanhas para áreas onde se espera um crescimento significativo, como aplicações seguras para crianças. Tendo em conta que o segmento de publicidade de aplicações móveis deverá duplicar o seu valor entre 2022, os especialistas recomendam que as empresas detalhem de forma clara as suas políticas de recolha, armazenamento e utilização de dados, tendo em vista garantir o cumprimento dos regulamentos e capturando uma parte maior deste mercado.

Segundo Scarlett Woodford, autora da investigação, "com as recentes alterações na política de recolha de dados pelas gigantes tecnológicas a criar desafios crescentes para a atribuição de dispositivos móveis, as empresas devem adotar um código de boas práticas para maximizar o retorno do investimento em publicidade e apoiar modelos de atribuição probabilística".

O estudo realça que, nestes anos, o crescimento da publicidade no PC vai abrandar, com um desempenho mais contido do que no segmento das plataformas móveis. Os investigadores preveem que, este ano, os gastos com publicidade focada no PC vão crescer para 97 mil milhões de dólares, um valor que aumentaria para 142 mil milhões de dólares até 2026.

Por outro lado, os especialistas identificam o vídeo online como um canal-chave para anunciantes no futuro, com previsões de crescimento de 63% nos próximos quatro anos. A área vai ser potenciada pela crescente popularização dos principais canais, como o TikTok ou o YouTube Shrots, que estão a impulsionar a procura de publicidade em vídeo. Nesse sentido, os investigadores recomendam que os marketers garantam que os anúncios de vídeo são otimizados para consumo em smartphones e tablets.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.