Futuro do marketing é desenhado por soluções conectadas

A Forrester afirma que os serviços de marketing end-to-end ajustados e orquestrados em soluções de marketing são fundamentais para que os marketers globais se adaptem ao mercado pós-pandémico

Futuro do marketing é desenhado por soluções conectadas

O marketing já não é o que era antes. “Em 2021, sete grandes avaliações de agências no valor de mais de sete mil milhões de dólares foram para equipas globais integradas e centralizadas de marketing”, afirma Jay Pattisall, Principal Analyst da Forrester. A Cigna Health, Coca-Cola, Facebook, Mercedes, Philips, Planet Fitness e Walmart fizeram avaliações de agências no ano passado, que resultaram na contratação de uma empresa de marketing global para gerir serviços criativos, de media, digitais e de marketing de dados. 

Segundo o analista, este paradigma reflete uma mudança no comportamento de compra dos marketers em direção a serviços de marketing integrados - que ilustra a necessidade crescente dos Chief Marketing Officers (CMO) por soluções de marketing conectadas e orquestradas para proporcionar ao C-Suite o crescimento e custo-eficácia que exige. O analista da Forrester cita uma CMO que refere que “acreditamos que podemos desbloquear um valor significativo através de uma remodelação do nosso modelo e consolidação de agências de terceiros, e, embora o esforço seja esperado para gerar poupanças de custos, este não é o único objetivo deste exercício".

A avaliação da Forrester indica que os serviços de marketing end-to-end ajustados e orquestrados em soluções de marketing são, agora, fundamentais para que os marketers globais se adaptem a um mercado pós-pandémico. Jay Pattisall explica que estas soluções proporcionam aos CMO a capacidade de, por um lado, amplificar a parte criativa e o conteúdo com inteligência. Nota que o “desenvolvimento criativo e de conteúdo é a espinha dorsal das campanhas de marketing” e os maiores fornecedores globais de marketing estão a alimentar a criatividade com inteligência para aumentar a velocidade dos conteúdos, a relevância do criativo e o impacto das campanhas.

Por outro lado, as soluções de marketing permitem elevar os meios através da tecnologia, conta o analista. A ativação dos meios de comunicação é uma parte central para o comércio e a aquisição de novos clientes e “parceiros globais fortes canalizam a colisão dos meios de comunicação e do comércio com dados e tecnologia que ajudam a iluminar audiências”.

Além disso, estas soluções de marketing permitem dominar estratégias de dados para conectar o marketing de marca e desempenho. O analista da Forrester realça que a utilização inteligente dos dados passa por conectar dos efeitos do marketing de silos. Os parceiros globais de marketing mais eficazes utilizam a inteligência de dados como uma linha comum para produzir um efeito reforçado de força da marca e do desempenho como uma única estratégia.

Adicionalmente, estas soluções estão a diferenciar experiências com criatividade, conta Jay Pattisall, e, para se manterem atuais, as marcas têm de se diferenciar. “Os fornecedores de soluções de marketing global inovadores alavancam a criatividade para ligar o ADN da marca ao código da própria experiência digital”, reitera o analista. As conclusões partem de uma análise da Forrester a 16 empresas fornecedoras de serviços de marketing globais que deu origem ao relatório “Now Tech: Global Marketing Services” do quarto trimestre de 2021.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.