E-commerce é investimento prioritário para 83% dos retalhistas

A necessidade de transformação das lojas físicas para a nova realidade, o aumento do modo de recolha ou o declínio do valor médio das compras estão entre as principais preocupações dos retalhistas

E-commerce é investimento prioritário para 83% dos retalhistas

O setor do retalho enfrenta mudanças muito profundas no seu funcionamento. Esta é uma das conclusões do relatório Becoming Retail, elaborado pela Salesforce, que destaca o e-commerce como a tecnologia que terá maior destaque na transformação digital. 83% dos líderes empresariais mencionam o e-commerce como o elemento prioritário na realização de investimentos, enquanto 52% apontam para a tecnologia da cadeia de fornecimento e 48% para a evolução do atendimento ao cliente.

Em relação aos canais de consumo, o estudo refere que dentro de três anos 33% das vendas serão provenientes de mercados online, 25% do site da marca, 26% do retalho e 16% dos canais emergentes, incluindo diferentes plataformas de redes sociais e até jogos online como Fortnite.

Também é evidente pelo estudo que a tecnologia não é o único elemento que define o retalho, e os valores tornam-se mais importantes do que nunca. Para 60% dos líderes empresariais de retalho, a confiança é o fator mais importante, seguida do foco do cliente, mencionada por 21% dos inquiridos. A filantropia e a sustentabilidade são citadas em 5% e 4%.

As mudanças que os retalhistas têm encontrado nos padrões de consumo dos seus clientes estão a conduzi-los à necessidade de reconverter as lojas físicas para a nova realidade (espaços mais abertos que permitem manter a distância social, medidas de higiene, etc.). Outras tendências que marcarão a transformação digital do setor são a subida do modo recolha ou o declínio que tem experimentado o valor médio das compras.

Tags
Notícias relacionadas

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 28 Novembro 2020

IT INSIGHT Nº 28 Novembro 2020

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.