Gastos mundiais de cloud pública vão continuar a crescer

Os utilizadores finais em todo o mundo vão aumentar os seus gastos com serviços de cloud pública durante o ano de 2023

Gastos mundiais de cloud pública vão continuar a crescer

Os gastos mundiais de utilizadores finais em serviços de cloud pública devem crescer 21,7%, totalizando 597,3 mil milhões de dólares em 2023, em comparação com os 491 mil milhões em 2022, de acordo com a última previsão da Gartner. A computação cloud está a impulsionar a próxima fase dos negócios digitais, à medida que as organizações procuram disrupção através de tecnologias emergentes, como Inteligência Artificial generativa (IA), Web3 e o metaverso.

Os fornecedores hyperscalers de cloud estão a impulsionar a agenda da cloud”, referiu Sid Nag, vice-presidente analista da Gartner. “Hoje, as organizações veem a nuvem como uma plataforma altamente estratégica para a transformação digital, que exige que os fornecedores de cloud ofereçam recursos mais sofisticados à medida que a concorrência por serviços digitais aumenta”.

Por exemplo, a IA generativa é suportada por grandes modelos de linguagem (LLM), que exigem recursos de computação poderosos e altamente escaláveis para processar dados em tempo real”, acrescentou Nag. “A cloud oferece a solução e a plataforma perfeitas. Não é por acaso que os principais players na corrida de IA generativa são hyperscalers de cloud”.

Espera-se que todos os segmentos do mercado de cloud cresçam em 2023. Prevê-se que a infraestrutura como serviço (IaaS) tenha o maior crescimento de gastos do utilizador final em 2023 em 30,9%, seguido por plataforma como serviço (PaaS) em 24,1%.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.