Empresas preveem aumento no orçamento de segurança na cloud

Relatório patrocinado pela Fortinet, que entrevistou 752 profissionais de cibersegurança em todo o mundo – incluindo Portugal –, indica que 60% das empresas estão a prever aumentar o seu orçamento de segurança na cloud

Empresas preveem aumento no orçamento de segurança na cloud

As empresas continuam a apostar na transformação digital, expandindo as suas operações para encontrarem formas inovadoras de ligação com os clientes, como a possibilidade de adotarem, permanentemente, uma estratégia de trabalho remoto. A adoção da cloud está a ajudar a impulsionar esta evolução. Mas enquanto a adoção da cloud oferece inúmeros benefícios às empresas, também introduz desafios que equipas de segurança devem reconhecer e gerir.

O relatório Cloud Security de 2023, realizado pela Cybersecurity Insiders e patrocinado pela Fortinet, entrevistou 752 profissionais de cibersegurança de todo o mundo, incluindo Portugal, e de todas as indústrias para perceber quais as principais prioridades e desafios que devem ser abordados para potenciar o sucesso da cloud. O aumento dos custos, requisitos de conformidade, complexidades híbridas e multicloud, visibilidade reduzida e escassez de profissionais qualificados fazem com que as organizações abrandem ou ajustem as suas estratégias de adoção de cloud. E, sem surpresa, as preocupações com a segurança na cloud continuam a ser uma barreira crítica.

No entanto, apesar destes desafios, as perspetivas de adoção da cloud permanecem positivas. E para proteger os objetivos digitais baseados na cloud, os orçamentos de segurança na cloud deverão aumentar para a maioria das empresas este ano. Os líderes de segurança estão a dar prioridade aos orçamentos para abordar as principais preocupações de segurança que estão a impedir a adoção da cloud.

Para perceber como é que as empresas em todo o mundo estão a potenciar a cloud, como as equipas de segurança estão a responder às ameaças relacionadas com a cloud e os desafios que enfrentam à medida que navegam na sua jornada de adoção da cloud, a Fortinet partilhou alguns dos principais insights:

Cloud computing continua a cumprir as suas promessas

A cloud computing pública continua a proporcionar muitos benefícios cruciais para as empresas. Os inquiridos concordam que as suas respetivas organizações experimentaram maior flexibilidade e escalabilidade (53%), maior agilidade (45%), melhor disponibilidade e continuidade de negócios (44%), e aceleração da implementação e aprovisionamento (41%) porque adotaram a cloud. Como resultado, as organizações estão a assistir a melhores resultados de negócio, tais como uma maior capacidade de resposta às necessidades dos clientes.

Apesar de um nivelamento da adoção da cloud em comparação com o relatório do ano passado, o ritmo a que as organizações estão a mover as cargas de trabalho para a cloud está a manter-se estável. Quase 40% dos inquiridos afirmaram já ter mais de metade da sua carga de trabalho na cloud, e 58% preveem atingir esse nível nos próximos 12 a 18 meses.

A segurança continua a ser a principal preocupação entre as organizações que utilizam a cloud

Enquanto as organizações continuam a adotar a cloud e os seus diversos benefícios, quase todas as organizações afirmam estar entre moderadas a extremamente preocupadas com a segurança na cloud. E 43% acreditam que riscos mais significativos estão associados à utilização da cloud pública versus um ambiente on-premises.

Os profissionais de cibersegurança enfrentam uma série de desafios quando se trata de proteger eficazmente as cargas de trabalho na cloud. A escassez de profissionais qualificados lidera, pelo segundo ano consecutivo, a lista de preocupações que impedem a adoção da cloud. Os inquiridos também citaram outras preocupações relacionadas com a segurança da cloud, incluindo o cumprimento de requisitos de conformidade, a obtenção de visibilidade em ambientes cloud e a implementação de políticas de segurança consistentes.

Líderes de segurança antecipam um aumento nos orçamentos de segurança na cloud

Enquanto as organizações trabalham para superar os desafios críticos associados à adoção da cloud, mais de metade das empresas (60%) afirmam que este ano vão assistir a um aumento no seu orçamento de segurança na cloud. As equipas de segurança planeiam utilizar esse orçamento para enfrentar as ameaças e preocupações que representam os maiores riscos para os seus negócios. De acordo com o estudo, estão a dar prioridade a atividades como a prevenção de erros de configuração (51%) e a segurança de grandes aplicações cloud já em utilização (48%), para começar.

As organizações querem e precisam cada vez mais de visibilidade e gestão centralizadas

O relatório Cloud Security de 2023 destaca os desafios que as organizações enfrentam para aumentar a eficácia da segurança na cloud, reduzindo, em simultâneo, as complexidades nas suas operações diárias. Não surpreende que a maioria dos inquiridos (90%) afirme que seria útil ter uma única plataforma de segurança na cloud para configurar e gerir as políticas de segurança de forma consistente e abrangente nos seus ambientes cloud.

Uma abordagem de plataforma mesh de cibersegurança pode ajudar as organizações a ultrapassar muitos destes obstáculos, fornecendo visibilidade centralizada, gestão e automatização através de plataformas cloud. Isto permite às equipas de segurança aproveitar a partilha de inteligência para tempos de resposta mais rápidos. Como resultado, os líderes podem criar eficiências, reduzir o impacto da falta de competências e aumentar a eficácia global da sua equipa.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.