Cloud, IA e metaverso vão redefinir futuro das organizações

Relatório explora o modo como a tecnologia – principalmente a cloud, o metaverso e a inteligência artificial – vão transformar a forma como as pessoas trabalham e vivem

Cloud, IA e metaverso vão redefinir futuro das organizações

O novo estudo da Accenture revela que a generative AI, a cloud e o metaverso estão a abrir caminho a um novo futuro para os negócios, à medida que os mundos físico e digital se tornam inextricavelmente ligados.

O Accenture Technology Vision 2023, “When Atoms Meet Bits: The Foundations of Our New Reality”, explora as tendências tecnológicas subjacentes à convergência do físico e do digital, à medida que as empresas procuram acelerar a reinvenção empresarial.

Paul Daugherty, Group Chief Executive of Accenture Technology explica que “a próxima década será definida por três megatendências tecnológicas – a cloud, o metaverso e a Inteligência Artificial - que, coletivamente, vão diminuir drasticamente a distância do mundo digital e físico”. 

Rui Barros, Managing Director da Accenture Portugal, responsável pela área de Technology, revela que “embora a generative AI tenha um impacto de longo alcance, os líderes devem apostar agora numa transformação profunda, uma vez que exigirá investimentos significativos em dados, pessoas, e modelos personalizados para satisfazer as necessidades específicas de cada organização”.

A ascensão acelerada do ChatGPT cativou a atenção do mundo sobre o poder da generative AI como acrescento à capacidade humana. A Accenture estima que até 40% de todas as horas de trabalho serão suportadas por linguagens baseadas em AI. Entre os líderes empresariais, 98% dos inquiridos concordam que os modelos de AI vão desempenhar um papel importante nas estratégias da sua organização durante os próximos três a cinco anos.

O relatório Accenture Technology Vision 2023 identifica quatro tendências que são fundamentais para desbloquear esta nova realidade partilhada:

  • Generative AI: Avançando a capacidade humana como co-piloto, parceiro ou consultor criativo, quase todos os executivos concordam que a generative AI, desencadeará uma criatividade e inovação significativas (98%) e iniciará uma nova era de inteligência empresarial (95%);
  • Identidade digital: A capacidade de autenticar utilizadores e bens digitais - a base para atravessar o mundo digital e físico - é agora vista por 85% dos executivos como um imperativo comercial estratégico, e não apenas uma questão técnica;
  • Os meus dados, os seus dados, os nossos dados: A AI não pode atingir todo o seu potencial até as empresas conhecerem os dados. Isso significa quebrar os silos de dados e modernizar as suas bases de dados. De facto, 90% dos executivos acreditam que os dados se estão a tornar um diferenciador competitivo chave dentro das organizações e entre as indústrias;
  • Uma fronteira sem limites: O ciclo de interação entre ciência e tecnologia está a tornar-se mais rápido, com cada um a acelerar o avanço do outro, de uma forma que 75% dos inquiridos acreditam poder começar a desbloquear os grandes desafios do mundo.
Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.