Estratégia de otimização em cloud para reduzir custos

Dados os tempos de incerteza, as empresas devem fazer um esforço para melhorar os seus processos de gestão de custos, especialmente no que diz respeito a infraestruturas e serviços na cloud

Estratégia de otimização em cloud para reduzir custos

Um grande número de contas em cloud estão a gastar mais do que deviam nas suas infraestruturas e serviços, resultando em gastos estimados de cerca de 18 mil milhões de euros. A maioria dos fornecedores de cloud fatura por segundo ou hora, por isso cada segundo sem uma estratégia de redução de custos é um segundo gerador de custos.

É importante criar um tipo de capacidade de monitorização que ofereça às organizações a informação do que está a fazer corretamente. Embora os produtos especializados possam fornecer desagregações profundas com um pouco de trabalho, 99% das empresas podem usar os próprios serviços de rastreio de faturação do fornecedor de cloud para criar orçamentos, alertas, etiquetas ou divisões de recursos.

Quanto mais detalhada a observabilidade, melhor, pois ajuda a compreender o ecossistema, a descobrir como as coisas são divididas e a mostrar quanto dinheiro é gasto em cada aplicação em desenvolvimento, produção ou armazenamento. Assim que a organização começar a implementar medidas de poupança de custos, poderá aproveitar esta observância de alto nível para avaliar a sua eficácia ao longo do tempo.

Independentemente do fornecedor de cloud usado, é precisa entender como é cobrado, quais são as opções alternativas de faturação e qual a melhor opção para o negócio. Existem várias formas de "piratear" estes modelos de faturação para aproveitar ao máximo o serviço e manter os custos ao mínimo, ajustando a forma como se paga pelos serviços na cloud para atender às necessidades das empresas.

Com as organizações a competir contra o tempo para criar poupanças, a automação pode ajudar imenso quando se trata de reduzir os custos de curto prazo na cloud.

Em muitos casos, as empresas mantêm capacidade de computação desnecessária quando não estão a ser utilizadas, muitas vezes a um preço mais elevado do que a capacidade geradora de receitas. O armazenamento em cloud é outra área que se presta bem à automação.

Após a automatização, uma das atividades de corte de custos mais complicadas, mas impactantes é o dimensionamento certo, que significa encontrar a capacidade certa para os seus servidores ou armazenamento. O processo é dispendioso, complicado e exigente de executar, mas a recompensa a longo prazo é uma conta de serviço em cloud consistentemente mais razoável que reflete a verdadeira capacidade que a organização requer a qualquer momento.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.