91% dos CIO estão a mudar a estratégia da cloud para se adaptar ao novo normal

Mais de 82% dos CIO passaram a utilizar cada vez mais a cloud como resultado da pandemia Coronavírus

91% dos CIO estão a mudar a estratégia da cloud para se adaptar ao novo normal

O uso de cloud está a aumentar devido à pandemia da COVID-19. À medida que existem mais pessoas a trabalhar remotamente, e as empresas reavaliam as operações do seu quotidiano, cerca de 91% dos líderes de IT em todo o mundo afirmam que foram forçados a mudar as suas estratégias de cloud para operarem no novo normal.

Para garantir o sucesso do negócio é imperativo maximizar o retorno do investimento em software existente, ao mesmo tempo que se inova e adota novas tecnologias.

Mais de 80% dos líderes de IT explicam que as suas organizações aumentaram o seu uso global de cloud, com 60% a acreditar que este aumento vai continuar, e apenas 22% a sentir que o crescimento foi nivelado.

Cerca de 76% dos líderes de IT disseram ter aumentado o uso de plataformas cloud como a Amazon Web Services, Microsoft Azure e clouds privadas.

Quando o fluxo do trabalhos remoto começou, surgiram muitos relatos que mostravam o uso crescente de ferramentas de colaboração como Slack, Teams ou Google Chat (55%) e plataformas de videoconferência baseadas na cloud como o Zoom, WebEx e GoToMeeting (52%).

Mais de metade (56%) dos inquiridos esperam aumentar os seus gastos na cloud. Apesar destes aumentos, um terço dos líderes de IT admite que estão à procura de alguma flexibilidade nos seus orçamentos, uma vez que 31% estão a renegociar contratos na cloud. De acordo com o relatório, cerca de 32% dos inquiridos disseram estar a pedir aos seus fornecedores de cloud condições de pagamento alargadas.

Embora a cloud seja uma tecnologia procurada pelas empresas, algumas não podem investir o montante necessário para a sua manutenção.

O relatório descobriu ainda que a Geração Z e os líderes de IT milenares (68%) estão mais propensos a aumentar os gastos em cloud do que os boomers (41%).

A grande maioria, cerca de 91%, dos líderes de IT esperam ainda mudar a sua estratégia de cloud de alguma forma. Dentro das estratégias de nuvem das empresas, as mudanças mais populares incluíram a aceleração da migração na cloud (45%), a aceleração das iniciativas de transformação digital (41%) e examinar de forma abrangente toda a tecnologia para procurar eficiências (29%), de acordo com o relatório.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.