Concluído processo de transformação, capacitação e modernização tecnológica da rede SIRESP

O concurso internacional para a aquisição de serviços de operação e manutenção da rede, lançado em junho de 2022 contribuiu para transferir algumas funções asseguradas até então por entidades externas para a esfera do Estado

Concluído processo de transformação, capacitação e modernização tecnológica da rede SIRESP

O SIRESP anunciou a conclusão do processo de transformação, capacitação e modernização tecnológica da rede SIRESP.

Os dois últimos anos resultaram numa transformação e modernização da infraestrutura e dos serviços de comunicações da empresa que presta missão a quase 50 mil utilizadores e 182 entidades públicas e privadas nas áreas de emergência e segurança.

O concurso internacional para a aquisição de serviços de operação e manutenção da rede, lançado em junho de 2022 para um período de cinco anos (de 2023 a 2028), contribuiu para transferir algumas funções asseguradas até então por entidades externas. O processo prevê a evolução da rede, com novas soluções tecnológicas, e a transferência da gestão da rede SIRESP para o Estado.

O processo, revela a empresa numa nota enviada à comunicação social, culmina numa poupança de, aproximadamente, 11,5 milhões de euros do valor previsto de 75 milhões de euros.

Durante o ano de 2023 e até março de 2024 a Siresp S.A. celebrou 109 novos contratos para arrendamento de infraestruturas e fornecimento de energia, num valor total de 5,1 milhões de euros. Preparou ainda 17 cadernos de encargos para investimentos na modernização da rede SIRESP no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com um valor de 27,6 milhões de euros e uma taxa de execução que superou as metas estabelecidas. Num contexto mais alargado, a empresa participou ativamente em discussões técnicas e na elaboração de estudos e no desenvolvimento do plano integrado de comunicações da Jornada Mundial da Juventude de 2023.

Em 2022, a rede SIRESP teve uma disponibilidade agregada de 99,931%, tendo realizado mais de 216 milhões de chamadas. Em 2023, o valor de disponibilidade foi de 99,86%, com mais de 224 milhões de chamadas processadas.

Um dos fatores cruciais para sustentar a inovação e agregar os desenvolvimentos produzidos pela academia e pela indústria será a estimulação de uma estratégia coerente, mobilizadora e colaborativa. A curto prazo, um dos principais objetivos da Siresp S.A passa por assumir em pleno as funções de operadora de comunicações de emergência e segurança do Estado, deixando de ser uma empresa gestora de contratos.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.