Manufatura lidera em implementações de 5G e redes privadas na Europa

Especialistas da GlobalData indicam que a Europa está a liderar as redes 5G e privadas, em particular o setor da manufatura

Manufatura lidera em implementações de 5G e redes privadas na Europa

Os especialistas da GlobalData indicam que a Europa está a liderar as redes 5G e privadas. O novo Connected Enterprise Tracker da empresa revelou que o setor da manufatura representa quase um terço (31%) das implementações de redes 5G e privadas, e a grande parte desta atividade está concentrada na Europa. Ainda assim, apesar da Europa ter assumido a liderança – representando 56% das implementações até agora – o rumo deverá mudar à medida que a América do Norte e outras regiões crescerem.

As redes móveis privadas são implementadas para apoiar empresas e entidades do setor público a conectarem-se em locais onde redes móveis públicas ou WiFi não são adequadas ou estão indisponíveis. Uma das utilizações destas redes encontra-se dentro de fábricas inteligentes, que utilizam dispositivos conectados para recolher continuamente dados que são usados para tornar os processos automaticamente mais eficientes.

John Marcus, analista principal de tecnologia da GlobalData comenta que “as fábricas inteligentes estão a liderar a próxima evolução na produção eficiente, e a implementação está a acontecer rapidamente. Eu certamente esperaria que todas as novas fábricas construídas a partir de 2025 incluíssem uma conectividade segura de alta largura de banda no seu design para suportar a automação avançada, enquanto muitos fabricantes maiores estão agora a implantar 4G e 5G privados nas suas fábricas existentes. A Europa lidera na Indústria 4.0, mas outras regiões vão recuperar. Na América do Norte, os gigantes industriais estão a testar o 5G público e privado, mas até agora foram outros sectores, como a educação”.

O Connected Enterprise Tracker da GlobalData mostra, ainda, que as redes 5G e privadas também foram implementadas por organizações governamentais (11%), do setor mineiro (11%), transportes (10%) e educação (7%). John Marcus acrescenta que “a mineração é interessante porque o setor representa apenas 1% do PIB global, mas, até agora, representa uma quota muito maior de implementações de redes 5G e privadas. É, claramente, uma indústria que vê benefícios imediatos na digitalização e automatização de todos os seus principais processos de forma segura com conectividade privada 4G/5G”.

"O transporte está a ver a adoção antecipada de redes privadas, incluindo o 5G”, especialmente em operações portuárias, local no qual muitas organizações industriais diferentes se reúnem dentro da cadeia de valor mais alargada. A conectividade de alta velocidade e altamente segura está a permitir o rastreio de ativos em tempo real de contentores e controlo de equipamentos e veículos, juntamente com análises de fluxos de trabalho, gestão de portais inteligentes e vigilância de drones em terminais portuários em todo o mundo”, conclui. 

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.