Branded Content

Como o 5G vai impulsionar a produtividade das empresas

Com maior rapidez de resposta, densidade de ligações e mais velocidade do que as redes 4G, o 5G abre uma miríade de novas possibilidades para as empresas, em especial na ligação de dispositivos

Como o 5G vai impulsionar a produtividade das empresas

A quinta geração de rede móvel, mais conhecida simplesmente como 5G, está agora a começar a ganhar vida em todo o mundo. Portugal está no caminho de adotar a tecnologia e aproveitar as suas vantagens.

As redes 5G vão permitir conectar tudo e todos, incluindo máquinas, objetos, sensores IoT e outros dispositivos, respondendo de uma forma mais rápida e eficaz às necessidades das empresas. A tecnologia foi desenvolvida para dar ao utilizador acesso à internet e dados de vários gigabits por segundo de velocidade, ao mesmo tempo que diminui a latência com grande fiabilidade e permite disponibilizar serviços verdadeiramente em tempo real que podem mudar por completo o negócio das empresas dos diferentes setores.

Como o 5G vai mudar as empresas

O 5G traz vários benefícios que não se cingem, apenas, à competitividade e inovação dos modelos operacionais; traz eficiência, agilidade, experiência e qualidade de serviço, produtividade e mais negócio.

Esta nova tecnologia móvel melhora a inteligência e eficiência dos processos, minimizando falhas e a necessidade de correções que degradam a performance dos negócios, ao mesmo tempo que, através da automação de operações e do acesso a informação de negócio em tempo real, torna a tomada de decisão mais rápida.

Simultaneamente, o 5G permite entregar melhores e novas experiências de utilização, abrindo novas possibilidades para transformar o relacionamento com o cliente, mais imersivas, envolventes e memoráveis.

Como o 5G potencia a inovação e as tecnologias já existentes

O 5G vai acrescentar valor, também, a outras tecnologias que muitas empresas já utilizam no seu dia a dia. Temas como realidade virtual ou aumentada, inteligência artificial, analítica de dados, cloud, IoT e digital twins vão ter uma nova vida, sendo potenciados por esta nova realidade do 5G, melhorando as operações e a eficiência das mesmas.

Por exemplo, com o 5G, as fábricas poderão adotar um modelo de fábrica digital, com mais sensores IoT que enviam informação para melhorar a tomada de decisões. Tal só será possível com uma velocidade de transferência de informação alta e uma latência baixa, para que as máquinas possam tomar decisões no momento. Esta quantidade de sensores, que também tem o potencial de apoiar outras indústrias, como é o caso da logística – mas não só – pode ajudar na eficiência dos espaços utilizados pelos colaboradores ou de robots autónomos.

O 5G vai também suportar um chão de fábrica sem fios, baseado em sensores, que aumenta a eficiência operacional, a segurança e a agilidade da própria empresa. Ao mesmo tempo, o 5G vai permitir explorar com maior eficiência o tema dos digital twins, amplificando o sucesso destes projetos, ao permitir que toda a informação que é recolhida no chão de fábrica seja transmitida, processada e integrada em tempo real num gémeo digital, transformando uma fábrica numa fábrica inteligente.

Parceiro para as empresas no 5G

O ADN do operador de telecomunicações terá, certamente, um papel relevante e que vai permitir às empresas evoluírem e utilizarem as redes 5G e todas as tecnologias que complementam esta autêntica revolução. Assim, as empresas devem recorrer a um parceiro de confiança, que aposte na inovação e que ajude as empresas a ultrapassar os seus desafios para se tornarem mais competitivas no caminho para a transformação digital.

A Altice Empresas está numa situação ímpar para potenciar a transformação digital das empresas portuguesas através da tecnologia 5G, uma vez que detém a maior rede de fibra ótica em Portugal, que permite fornecer uma rede única com 5G às empresas portuguesas com a melhor experiência de serviços e as melhores soluções para potenciar os negócios.

Leia o artigo completo.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Altice Empresas

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.