Executivos utilizam IA quatro vezes mais do que trabalhadores de primeira linha, revela relatório

O estudo, realizado pela BambooHR, revela que a promoção e adoção de IA no local de trabalho ganha uma discrepância entre hierarquias

Executivos utilizam IA quatro vezes mais do que trabalhadores de primeira linha, revela relatório

O mais recente relatório sobre o local de trabalho - Clarity over Chaos: Embracing AI for Adaptability and Value -, realizado pela BambooHR, uma plataforma para recursos humanos, revela uma falha crescente na adoção de Inteligência Artificial (IA) entre os cargos de liderança sénior e as equipas na linha da frente. Os resultados, provenientes de entrevistas a mais de 1.500 funcionários assalariados em tempo integral nos EUA, demonstram que 72% dos executivos c-level utilizam a IA diariamente; a percentagem é de apenas 18% entre os colaboradores de primeira linha.

Os dados revelam também uma nova divisão digital no local de trabalho: 77% dos inquiridos revela que a sua empresa incentiva a utilização de IA nas operações diárias, mas apenas 32% disponibilizam treino e formação para a mesma.

A promoção e adoção de IA no local de trabalho ganha uma discrepância de hierarquias, com metade dos gestores em cargos mais séniores a receberem treino, em comparação com 23% dos restantes trabalhadores de primeira linha.

Enquanto 56% dos executivos c-level afirmam que as suas organizações incentivam ativamente o uso da IA, o número cai para 41% entre gerentes e diretores e volta a cair para apenas 17% para colaboradores individuais de primeira linha. O relatório revela também que, embora 72% dos funcionários expressem o desejo de melhorar as habilidades de IA, apenas 32% recebem treino formal por parte do empregador.

Mas a diferença não se fica apenas pelo tipo de cargo e está também patente no género: 60% dos homens revelam utilizar a IA diariamente, em comparação com 40% das mulheres.

“Os líderes precisam de desenvolver políticas de IA claras e abrangentes que não descrevam apenas o que é aceitável, mas que abordem também o elefante na sala – o medo de que o uso da IA seja de alguma forma 'uma trapaça”, afirma Alan Whitaker, chefe de IA da BambooHR. 

Ainda assim, a capacidade de adotar a IA está a relevar-se cada vez mais importante. 44% dos c-level inquiridos prevê que a criação de conteúdo gerado por IA será considerada num padrão de skills já nos próximos cinco anos.

Lacunas geracionais na utilização de Inteligência Artificial

A geração Millennial lidera na adoção de IA, com mais de metade (64%) a utilizar a tecnologia diariamente, comparando com 51% da Geração Z, 50% da Geração X e 23% dos Baby Boomers.

Esta diferença demonstra que a geração Millennial está mais aberta e predisposta à integração de IA, enquanto os Baby Boomers demonstram maior descrença.

As razões por detrás da utilização da IA

As apresentações (42%), a edição de trabalhos (42%) e a redação de emails para clientes (41%) são algumas das tarefas mais comuns e nas quais os colaboradores recorrem à IA.

No entanto, 26% daqueles que recorrem à IA para redigir emails nem sempre revelaram que usaram IA, levantando questões sobre transparência e considerações éticas da comunicação assistida por IA.

Mais de metade dos executivos e vice-presidentes/diretores (53%) utilizaram IA para redigir emails para os clientes, em comparação com 22% dos trabalhadores de primeira linha. Da mesma forma, 57% dos executivos de VP/C-suite usam IA para preparar apresentações, enquanto apenas 15% dos colaboradores individuais o fazem.

Além da automação de tarefas, a IA está a ajudar a construir relacionamentos humanos mais fortes e apoiar um trabalho mais estratégico: 20% dos funcionários e profissionais de RH estão a usar a IA para promover conexões mais significativas com colegas de trabalho.

63% dos entrevistados consideram o trabalho gerado por IA como de maior qualidade, mas os pontos de vista diferem: os líderes seniores veem a qualidade do trabalho gerado por IA como significativamente maior, com 80% dos VP/C-suite a classificarem o trabalho assistido por IA como de alta qualidade, em comparação com 69% dos gerentes/diretores e 28% dos colaboradores de primeira linha.

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