CFO vão enfrentar desafio com margens EBITDA a diminuir

Gartner prevê que os CFO vão ser desafiados com as margens EBITDA a diminuir mais do que 30% até 2027

CFO vão enfrentar desafio com margens EBITDA a diminuir

Até 2027, a fraca procura e o aumento dos custos vão reduzir as margens de lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) em mais de 30% em relação a 2022, de acordo com a Gartner à medida que os níveis elevados de endividamento dos consumidores e fluxos de caixa empresariais mais fracos do que o esperado atenuam a procura, reduzindo tanto os gastos discricionários como os não discricionários.

As previsões relativas ao PIB das economias avançadas fixam o crescimento anual das receitas na faixa de 2%, os custos trabalhistas nos EUA e na zona do euro a crescer aproximadamente 5% ao ano, os custos mundiais de tecnologia a crescer 8% e aumentos noutras categorias limitadas aos EUA esperados no longo prazo taxa de inflação de 3%, pode resultar na redução das margens EBITDA ao longo do período de três anos.

A incerteza e a instabilidade contínuas vão expor as organizações a aumentos repentinos de custos nos próximos anos”, explicou Randeep Rathindran, distinguished vice president, research, no Gartner Finance practice. “Os CFO devem intervir precocemente para mitigar a compressão das margens e enfrentar a espiral de despesas impulsionada pelo mercado de trabalho, pelas alterações climáticas e pela transformação digital”.

A maioria das empresas não será capaz de proporcionar os resultados lucrativos que os investidores esperaram durante grande parte da última década, uma vez que a convergência de taxas baixas, salários reprimidos e crescimento económico constante que permitiram esses resultados já não existe. Isto levará muitas organizações a procurar novas estratégias para atingir as metas de lucros.

As organizações terão dificuldade em gerir a lacuna entre a realidade e a perceção sobre a poupança de custos resultante de investimentos contínuos em automação. Sem a verdadeira automação de processos de ponta a ponta, qualquer economia de tempo com a automação será fracionária.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.