Apple prepara-se para dar luz verde a app stores alternativas nos seus produtos na UE

Clientes poderão fazer o download de aplicações sem usar a App Store da marca, evitando desta forma as restrições rígidas impostas pela Apple. Empresa terá também de abandonar porta lightning até dezembro de 2024

Apple prepara-se para dar luz verde a app stores alternativas nos seus produtos na UE

A Apple prepara-se para permitir app stores alternativas aquelas instaladas nos produtos da marca na União Europeia. A confirmar-se, os clientes podem fazer o download de aplicações sem usar a App Store da marca, evitando desta forma as restrições rígidas impostas pela Apple.

O objetivo passa por tentar ajustar o negócio aos requisitos da União Europeia até 2024, revela Mark Gruman, da Bloomberg.

A Apple terá de cumprir a legislação da UE até 1 de janeiaro de 2024. Caso contrário, arrisca-se a sofrer uma multa de 10% do total do seu volume de negócios.

Atualmente, os produtos da tecnológica norte-americana só funcionam no ecossistema iOS e Apple. No entanto, a Lei dos Mercados e Serviços Digitais vem obrigar a companhia a ajustar o seu negócio, incluindo side-loading de aplicativos, e a alteração de software e serviços da marca.

As mudanças incluem ainda acesso mais amplo ao chip NFC da Apple, à câmara, ao Find My Network e ao AirTag. 

Estas mudanças deverão ser aplicadas nos 27 estados-membros.

Carregador universal obrigatório a partir de 2024

A juntar a estas alterações, a empresa terá ainda de remover a porta lightning introduzida em setembro de 2012, depois de a UE ter aprovado um carregador universal para todos os dispositivos móveis, que se tornará obrigatório em 2024. No caso dos laptops, a implementação do carregador universal foi estendida até abril de 2026.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.