81% dos líderes de marketing têm planos de contingência, mas só 21% é que os seguem

O inquérito da Gartner a quase 400 líderes demonstrou que os planos de contingência são essenciais perante a atual disrupção económica e geopolítica que vivemos

81% dos líderes de marketing têm planos de contingência, mas só 21% é que os seguem

Um estudo da Gartner, que contou com quase 400 líderes de marketing, realizada em novembro e dezembro de 2022, revelou que 81% dos inquiridos têm um plano de contingência perante qualquer disrupção. No entanto, apenas 21% destes seguem esses mesmos planos.

44% dos líderes de marketing digital que promulgaram um plano de contingência durante um episódio de disrupção económica excederam mesmo o crescimento do lucro ano a ano na organização.

Para Greg Carlucci, Diretor e analista sénior da área de marketing da Gartner, a atual disrupção económica e geopolítica faz com que os planos de contingência sejam essenciais.“Ter um plano é um bom primeiro passo, mas seguir esse plano quando a interrupção ocorre é o que realmente importa”, sublinha.

Agilidade no orçamento em tempos incertos

De forma a impedir as interrupções, os ajustes ao orçamento são muitas vezes necessários. O inquérito permitiu concluir que os entrevistados que aumentaram os gastos relativamente ao seu plano de contingência tinham duas vezes mais hipóteses de alcançar um aumento do lucro ano a ano.

Em 2022 o email marketing, a publicidade em meio social e o SEO foram os três canais digitais mais utilizados pelas organizações de marketing B2B.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.