Siemens quer promover Indústria 4.0 em Portugal

Com o objetivo de posicionar Portugal na vanguarda em relação à digitalização industrial, a Siemens junta-se ao Governo e a empresas e entidades do setor num comité estratégico para discutir o tema da revitalização da indústria nacional pela Indústria 4.0.

Siemens quer promover Indústria 4.0 em Portugal

Após ter investigado a maturidade digital das empresas portuguesas face a empresas de 29 países europeus, através do estudo “The Digital Enterprise: Europe and Portugal” conduzido pela Deloitte, a Siemens junta-se agora a este comité, de modo a tornar a sua experiência nas áreas da eletrificação, automação e digitalização, uma ajuda para definir medidas concretas e a identificar prioridades para o setor industrial nacional.

Carlos Melo Ribeiro, CEO da Siemens Portugal juntou-se à cerimónia que marcou o início da parceria deste grupo de trabalho, que decorreu em Ílhavo, na Fábrica da Vista Alegre e contou com a presença do primeiro-ministro António Costa e do secretário de Estado da Indústria João Vasconcelos. O comité agora criado vai reunir-se regularmente, no sentido de tentar perceber as necessidades concretas das empresas portuguesas, depois de uma análise rigorosa ao trabalho de outros países.

A Siemens pretende liderar a revolução industrial dos dias de hoje: a que une os mundos reais e virtuais. Os benefícios desta nova era digital são claros, uma vez que a Indústria 4.0 permite que produção industrial se torne mais rápida, flexível e eficiente.
 
Esta área é, por isso, um dos pilares da estratégia da Siemens, tendo a empresa já desenvolvido vários projetos de sucesso por todo o mundo. Em Portugal, a Siemens está já a trabalhar com os setores automóvel e farmacêutico, alimentar e de bebidas, de maquinaria e ferramentas, químico e aeroportuário, entre outros.
 
A empresa defende ainda que a estratégia de implementação da Indústria 4.0 na economia portuguesa passa pela aposta na formação e requalificação dos recursos humanos. Por isso são já várias as iniciativas que a empresa desenvolveu nesse âmbito, merecendo especial destaque a sua participação na Academia de Formação ATEC ou as Academias de automação e software que abriu no Instituto Politécnico de Leiria.

 

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.