Gastos com IT na Europa vão aumentar 11% em 2026

A IA, a cloud e a cibersegurança vão contribuir para esta realidade, assim como o software, que vai manter-se como uma das principais prioridades para as organizações europeias

Gastos com IT na Europa vão aumentar 11% em 2026

Os gastos com IT na Europa deverão atingir 1,4 biliões de dólares em 2026, o que se reflete num aumento de 11,1%, em comparação com 2025.

As previsões da Gartner revelam ainda que os gastos de IT no continente europeu deverão atingir os 1,3 biliões de dólares no final de 2025.

Os gastos com software deverão manter-se elevados e como uma prioridade em 2026, uma vez que as organizações procuram por uma maior eficiência e personalização ao nível das aplicações.

O mercado de dispositivos vai experienciar igualmente um crescimento semelhante devido à introdução de Inteligência Artificial (IA) nos dispositivos por parte da área de manufatura.

“A IA, a cloud e a cibersegurança estão a impulsionar o aumento dos gastos em IT para as organizações europeias em 2026”, afirma John-David Lovelock, VP Analyst da Gartner. 

“Apesar das restrições orçamentais em IT e do crescimento mínimo do número de colaboradores, os CIO europeus vão investir fortemente em software para aceder a novas funcionalidades de IA junto dos seus fornecedores atuais. A Gartner prevê que os gastos dos utilizadores finais em modelos de GenAI na Europa cresçam 78,2% em 2026”, acrescenta John-David Lovelock.

No que diz respeito à cloud, os investimentos nesta área serão “mais turbulentos em 2026 à medida que o foco dos CIO se concentra na soberania digital”, e enquanto aproximam os seus serviços cloud das suas instalações, refere o analista. Neste campo, as previsões da Gartner apontam para um crescimento de 24% em 2026 dos gastos dos utilizadores finais em serviços cloud.

A procura e as expectativas de crescimento para servidores, especialmente servidores otimizados para IA, vai conduzir ao incremento do desenvolvimento das infraestruturas de IA. 

Se por um lado os fornecedores de software estão a adicionar funcionalidades de IA Generativa aos seus produtos para incentivar a adoção desta tecnologia, Lovelock sublinha que as plataformas de IA projetadas para a Europa estão a tornar-se parte de uma infraestrutura nacional importante.

Os gastos dos utilizadores finais em servidores otimizados para IA deverão atingir os 46,8 mil milhões de dólares em 2026, face a 39,3 mil milhões de dólares em 2025. A Europa ocupa assim o terceiro lugar, antecedida pelos 170 mil milhões de dólares dos EUA e pelos 67 mil milhões de dólares de despesa projetada da China.

“A Europa está a enfrentar pressões regulatórias, concorrência entre países, tensões geopolíticas e preocupações com a segurança nacional — tudo focado em garantir que a Europa possa desenvolver e gerir sistemas de IA por si mesma, sem depender de plataformas ou fornecedores estrangeiros”, reitera o especialista.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 58 Novembro 2025

IT INSIGHT Nº 58 Novembro 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.