Estratégias de marketing para se destacar como marca

As marcas classificadas como “Genius” pela Gartner focam-se na governance de marca, na contratação de talentos com experiência em tecnologia e na melhoria da experiência do cliente

Estratégias de marketing para se destacar como marca

O Digital IQ Index, a classificação anual de marcas da Gartner, identifica as melhores marcas em 12 setores que atingiram o estatuto de “Genius” em 2023 e 2024. Segundo o índice anual, as marcas geniais dão prioridade à governance da marca, capitalizam os principais momentos da jornada do cliente e focam-se na contratação de talentos com experiência na área da tecnologia com vista a impulsionar a inovação.

O Gartner Digital IQ Index classifica anualmente as marcas dentro de um determinado setor com base em investimentos e desempenho digital, avaliando-as em quatro dimensões digitais: website, canais de marketing digital, redes sociais e caminho até a compra. Desta forma, a consultora procura quantificar a aptidão digital e a maturidade digital de uma marca em relação aos seus pares, destacando as melhores marcas em cada setor como Genius.

Este ano, 36 de 1.176 marcas analisadas receberam a categorização de Genius, que, em média, alcançaram 16,5 vezes mais tráfego no site do que os seus pares em 2023.

“À medida que as melhores práticas de marketing digital evoluem constantemente, é difícil para os CMOs definirem o caminho das suas marcas para o sucesso”, afirma Matt Moorut, Director Analyst da Gartner Marketing Practice. “Ao compreender como as marcas de marketing digital de melhor desempenho do mundo se diferenciam, os líderes de marketing podem refinar as suas próprias estratégias e entregar programas que geram resultados”.

Neste contexto, a Gartner indica três fatores principais que diferenciam as marcas Genius dos seus concorrentes:

  1. Criar estratégias de talentos assentes no conhecimento técnico para impulsionar a inovação: cerca de 19% dos anúncios de emprego publicados pelas marcas Genius para funções de marketing contêm palavras-chave como “data science” e “machine learning”, comparativamente a apenas 3% dos anúncios de emprego dos seus pares.
  2. Foco na curadoria de identidades de marca fortes: as marcas destacadas pela Gartner incutem governance de marca em todos os canais. As marcas classificadas como Genius têm, em média, 6,4 vezes mais seguidores e apresentam taxas de engagement 119% mais altas no Instagram do que as marcas não Genius.
  3. Dar prioridade aos momentos mais importantes da jornada do cliente: segundo a Gartner, é essencial o investimento em ferramentas interativas que têm um impacto significativo na experiência do cliente. O Gartner Digital IQ Index revela que 70% das marcas geniais disponibilizam a oferta de uma ferramenta de venda guiada – como, por exemplo, uma ferramenta de preços ou um localizador de produtos. No caso das marcas não Genius, o valor percentual desce significativamente para 36%.
Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.