Profissionais de marketing preocupados com substituição do trabalho por tecnologia

Inquérito revela que 87% dos profissionais de marketing estão preocupados com os avanços tecnológicos e como a tecnologia pode substituir o seu trabalho na indústria

Profissionais de marketing preocupados com substituição do trabalho por tecnologia

Com a evolução da dinâmica organizacional e as rápidas mudanças tecnológicas, 87% dos profissionais de marketing estão preocupados como a tecnologia, incluindo a IA generativa, pode substituir empregos na sua indústria, de acordo com um inquérito da Gartner.

O inquérito junto de 627 profissionais de marketing entre agosto e setembro de 2023 descobriu que 89% dos profissionais de marketing estão preocupados com demissões nas suas empresas. Embora a maioria dos profissionais de marketing esteja otimista quanto à progressão na carreira e preparação de competências, 55% relatam ter expectativas de trabalho incompatíveis com as suas funções atuais.

Este receio é agravado pela incerteza do ambiente empresarial e pela carga indevida da tecnologia de marketing: 61% dos profissionais de marketing revelam que se depararam com uma mudança tecnológica e/ou de processo nos últimos 12 meses. Além disso, os profissionais de marketing também citam a instabilidade na liderança como um fator, com 20% a ter experimentado uma mudança recente na liderança sénior de marketing.

Estas descobertas devem ser um sinal de alerta para os CMO, já que a alta incerteza do ambiente empresarial, as expectativas de função incompatíveis e a carga de martech podem levar ao esgotamento, bem como ao aumento do desgaste”, explica Iliyana Hadjistoyanova, Director, Advisory na Garnter Marketing Practice. “Os CMO devem reorientar a sua estratégia de talentos e priorizar o desenvolvimento com um forte foco na melhoria de competências e na gestão da mudança para garantir que a sua função esteja preparada face às perturbações contínuas”.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.