Como a IA generativa pode mudar o marketing B2B

A IA generativa já está a alterar – e continuará a fazê-lo de forma cada vez mais acentuada – os métodos de trabalho dos profissionais de marketing B2B

Como a IA generativa pode mudar o marketing B2B

Apesar de a maioria das empresas se encontrarem em fase de experimentação, a Inteligência Artificial (IA) generativa está a começar a influenciar as formas de trabalho na área de marketing B2B – e a tendência é a intensificação deste impacto.

No podcast What It Means da Forrester, Lisa Gately, Principal Analyst da empresa, revela os benefícios que os profissionais de marketing B2B que adotaram as tecnologias de IA precocemente. Muitos profissionais de marketing B2B estão habituados a recorrer a tecnologias de IA já estabelecidas para atividades associadas à segmentação de público, personalização e orquestração tática, observa Gately.

Com o rápido surgimento das ferramentas generativas de IA e o entusiasmo associado, muitas organizações receiam ficar para trás. “Todos pensam que todos estão a utilizar a IA generativa”, afirma Gately. A realidade, porém, é que a maioria das empresas ainda está “em fase de aprendizagem e exploração”, havendo oportunidades para os marketeers desde que comecem a experimentar estas novas tecnologias num futuro próximo.

Alguns trabalhadores da área já começaram a utilizar a IA generativa para aumentar a eficiência através de tarefas de transcrição e resumo de arquivos de áudio. Recorrem também a assistentes criativos, para ajudar na redação de mensagens e conteúdos de curto formato.

Com o passar do tempo, refere Gately, a IA generativa poderá impactar o trabalho dos profissionais de marketing de forma mais profunda, fornecendo-lhes o conteúdo no momento certo e auxiliando no planeamento e execução de campanhas mais direcionadas.

No entanto, a IA generativa levanta preocupações a nível da privacidade, confiança e proteção da marca, o que suscitou a hesitação de muitas organizações. Neste sentido, Gately recomenda que os líderes de marketing forneçam uma orientação clara às suas equipas.

“Não quer correr o risco de que as informações confidenciais da sua empresa sejam inseridas imediatamente ou de fazer upload de documentos proprietários confidenciais”, aconselha a analista da Forrester, reforçando a importância de um ser humano rever os resultados gerados pelas ferramentas de IA generativa.

“É também conversar com a equipa sobre a observação de preconceitos e falta de representação nos resultados”, sublinha. “Em última análise, quer ter certeza de que, como líder de marketing, está [a dizer] aos profissionais de marketing que nós, os humanos, somos responsáveis por todas essas decisões e ações, mesmo que utilizemos a IA para nos ajudar”.

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