Apenas 8% das empresas na EMEA garantem qualidade de software em larga escala

Atrasos, dívida técnica e falta de competências travam a inovação, aponta um estudo da IDC que destaca a urgência de modernizar a entrega de aplicações

Apenas 8% das empresas na EMEA garantem qualidade de software em larga escala

A mais recente edição do IDC InfoBrief, intitulada "Quality at Scale: Excellence in an App-Centric World 2025-2026 Edition", revela que apenas 8% das empresas na região da Europa, Médio Oriente e África (EMEA) têm práticas consolidadas para assegurar a qualidade na entrega de software em larga escala.

O estudo, baseado nas respostas de mais de 700 organizações, destaca que cerca de um terço das empresas da região está significativamente atrasada na adoção de práticas modernas. Barreiras estruturais como a acumulação de pedidos, níveis elevados de dívida técnica e a escassez de competências especializadas continuam a travar a capacidade das empresas de entregar software de forma rápida, eficiente e com qualidade.

Apesar deste panorama preocupante, o InfoBrief salienta exemplos de sucesso. A Canon Europe, por exemplo, conseguiu melhorar a qualidade dos dados e reduzir a sua dívida técnica ao consolidar aplicações e implementar um sistema de gestão de qualidade. Em Portugal, uma instituição financeira de referência adotou a engenharia de plataformas para criar um ambiente modular e escalável, acelerando assim os seus processos de desenvolvimento.

Contudo, os desafios persistem. Segundo o relatório, 64% das empresas demoram até três semanas para implementar alterações simples nos seus sistemas, apenas 37% do tempo de desenvolvimento é dedicado à criação de novas funcionalidades e apenas 9% das organizações têm recursos unificados de engenharia de aplicações.

Para enfrentar estas dificuldades, o estudo defende a adoção de práticas modernas, como a engenharia de plataformas, a integração de metodologias DevOps e a automatização contínua dos processos de desenvolvimento.

A automação e a inteligência artificial são agora essenciais para acelerar a transformação digital e incorporar a qualidade em todo o ciclo de vida da entrega de software”, afirma Eduardo Amaral, Diretor de Gestão de Qualidade, DevOps e Automação da Noesis.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 56 Julho 2025

IT INSIGHT Nº 56 Julho 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.