Universidade do Minho recebe maior evento de robótica educacional do mundo

De 7 a 9 de março, a Universidade do Minho recebe o RoboParty que irá contar com 500 participantes de vários pontos do país. A 13ª edição vai juntar em Guimarães jovens que vão construir robôs móveis autónomos

Universidade do Minho recebe maior evento de robótica educacional do mundo

A Universidade do Minho e a sua spin-off botnroll.com organizam de quinta-feira a sábado, dias 7 a 9 de março, a RoboParty, com 500 participantes vindos de todo o país. A iniciativa decorre no pavilhão desportivo do campus de Azurém, em Guimarães, e tem entrada livre.

Este é considerado o maior evento de robótica educacional do mundo, ensinando a criar robôs móveis autónomos de forma simples e animada. Já houve 12 edições em Guimarães, duas em Lisboa e uma no Brasil, na Alemanha e no Canadá, sendo a próxima na Dinamarca, em setembro.

A sessão de abertura desta decorre na quinta-feira, pelas 10h00, com a presença do reitor Rui Vieira de Castro, do presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança, do presidente da Escola de Engenharia da UMinho, João Monteiro, e do coordenador do evento, Fernando Ribeiro. Os participantes da RoboParty têm entre 8 e 74 anos, sendo boa parte da faixa etária dos 15-18 anos, mas uma equipa da Universidade Sénior D. Sancho I (Almada) tem o seu elemento mais novo com 67 anos.
 
No início do evento, as 113 equipas (cada uma com quatro elementos) recebem um kit em peças do robô “Bot’n Roll One A”. Segue-se a formação básica em eletrónica, programação e mecânica para permitir a construção do protótipo, num ambiente de entreajuda e com apoio permanente de 110 estudantes do curso de Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores da UMinho.

Na sexta-feira e no sábado, os participantes testam os seus robôs em três provas: obstáculos, corrida e dança, sendo esta última no sábado, às 14h30, e que pela sua espetacularidade atrai muito público. No final, os participantes levam os robôs consigo.
 
Ao longo dos três dias sem paragens (os jovens trazem saco-cama), há múltiplas atividades lúdicas e desportivas paralelas, como apresentação de gadgets, atuações de DJ e de tunas, torneios de xadrez, de ténis de mesa e de lançamentos de basquetebol, jogos tradicionais, performances de kickboxing, circuito de estafetas e espaço wireless.

As novidades deste ano são as demonstrações de drones e de robôs móveis e autónomos, bem como as formações acreditadas para os professores acompanhantes, nas áreas de visão por computador, montagem de robôs e inteligência artificial. As anteriores edições totalizaram 5500 entusiastas com vontade de se divertirem a aprenderem tecnologias.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.