Universidade do Minho inaugura SAP Next-Gen Lab

O novo laboratório SAP Next-Gen LAB@UMinho funcionará no campus de Azurém, em Guimarães

Universidade do Minho inaugura SAP Next-Gen Lab

A nova plataforma vai permitir aos estudantes das áreas de Tecnologias e Sistemas de Informação a exploração de soluções transversais a todos os setores de mercado, combinando aplicações de negócio, Big Data e Internet of Things. O projeto resulta de uma parceria entre a UMinho e a SAP.

A sessão de inauguração contou com a presença do pró-reitor da UMinho para a Avaliação Institucional e Projetos Especiais, Guilherme Pereira, do vice-presidente da Escola de Engenharia, Paulo Sampaio, do diretor do Departamento de Sistemas de Informação (DSI), João Álvaro Carvalho, e do diretor-geral da SAP Portugal, Luís Urmal Carrasqueira. Seguiu-se o descerramento da placa alusiva e a abertura oficial do novo espaço, que vai ser coordenado por parte da UMinho pelo investigador Rui Dinis Sousa.

Este SAP Next-Gen LAB está associado a um laboratório de atividades pedagógicas do DSI da Escola de Engenharia da UMinho. A estrutura pretende promover a interação de docentes, investigadores, alunos, aceleradores, startups e spin-offs do ecossistema da academia com os clientes, parceiros e especialistas da SAP, tendo em vista o desenvolvimento de tecnologias e metodologias inovadoras, que sejam motoras da transformação digital nos indivíduos, nas empresas, nos mercados e na sociedade.

A valência visa ainda facilitar a educação de estudantes e profissionais, o contacto de alunos e graduados da UMinho com as empresas que procuram recrutar a próxima geração de líderes da transformação digital, a execução de projetos envolvendo tecnologias disponibilizadas pela SAP, bem como ser um espaço de demonstração de tecnologias e aplicações dirigido a empresas abertas à exploração de inovações disruptivas e que procuram os benefícios da transformação digital, entre outros objetivos. Enquadrado na rede SAP Next-Gen, este laboratório para fins educativos vem juntar-se às 110 universidades de 34 países que também constituíram igual iniciativa ao longo do último ano e meio.

“O principal propósito do SAP Next-Gen Lab@UMinho é permitir às empresas nacionais, através do nosso ecossistema, a exploração de inovações e negócios disruptivos e com propósito, com claros benefícios para a sua competitividade e diferenciação, de forma a colocarmos o país na rota da inovação mundial ao nível da transformação digital”, realça o pró-reitor Guilherme Pereira.

Já o diretor-geral da SAP Portugal, Luís Urmal Carrasqueira, refere que “esta estrutura desempenha um papel fundamental no ecossistema de inovação português, ao preparar os futuros líderes da transformação digital e ao aproximar os estudantes e investigadores das empresas. A sua génese contribuirá para a criação de modelos de negócios inovadores e projetos digitais que ajudarão a colmatar as necessidades da sociedade”.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.