Tendências tecnológicas a que as empresas devem estar atentas em 2019

Inteligência Artificial, blockchain, 5G, privacidade dos dados e cloud são algumas das áreas onde a Equinix prevê mudanças estruturais em 2019

Tendências tecnológicas a que as empresas devem estar atentas em 2019

Através da sua base de clientes por todo o mundo, cerca de 10 mil, a Equinix desenvolveu percepções exclusivas sobre os principais fatores que potenciam o sucesso das empresas na economia digital. Este ponto de vista especial é ativado por meio de uma plataforma que interliga ecossistemas, estabelecidos e emergentes, de empresas e provedores de serviços de rede e Cloud.
 

5G

A Equinix antecipa que o 5G trará possibilidades infinitas em termos de transformação digital, especialmente num mundo conectado através da IA e da IoT. Para atingir a alta densidade de rádio necessária para o 5G, os operadores tentarão otimizar os seus custos através do recurso ao open-source e à virtualização. Isto irá abrir o caminho para a implementação de arquiteturas Edge que permitam, através da cloud, operar diversos emissores, por meio de software de rede virtualizado. Deste modo, a Equinix prevê a realização, em 2019, de investimentos crescentes na reforma das infraestruturas celulares existentes e na construção de novas infraestruturas Edge, bem como em inovação e redes wireless virtuais, para otimização do desempenho e custos.


Arquiteturas de Inteligência Artificial distribuídas

A presença crescente da IA nos negócios e na vida social aumentará de forma exponencial a utilização dos dados. Embora as arquiteturas de IA de primeira geração tenham sido historicamente centralizadas, a Equinix prevê que, em 2019, as empresas entrarão no reino das arquiteturas de IA distribuídas, fisicamente mais próximas da origem dos dados. De modo a aceder a múltiplas fontes de dados externas para poderem efetuar previsões mais precisas, as empresas voltar-se-ão para os mercados de transação de dados seguros, que também irão alavancar a inovação no domínio da IA em múltiplas Clouds públicas, sem ficarem presos em uma única nuvem, descentralizando ainda mais a arquitetura da IA.
 

Blockchain

Os investimentos em blockchain estão a crescer a um ritmo (CAGR) de 73%, com um
gasto total projetado de 11,7 mil milhões de dólares até 2022, de acordo com a IDC. 

A Equinix estima, assim, que as empresas comecem progressivamente a participar em várias redes de blockchain (por exemplo: segurança alimentar, serviços financeiros, transporte global de contentores), criando assim uma rede de redes – algo que lhes permitirá interagir simultaneamente com vários ecossistemas de blockchain. O desempenho do blockchain irá tornar-se um requisito mais importante dentro do espaço corporativo, impulsionado pela necessidade de acomodar mais do que simples dados de transações, ou como um elemento de aplicações que requerem elevado desempenho em tempo real e a ligação a outras fontes de dados. Exemplos de aplicações blockchain sensíveis ao desempenho são, por exemplo, o rastreamento (cadeia de fornecedores), as comunicações entre máquinas (IoT) ou as operações cambiais transfronteiriças. A integração será um enorme desafio, pois as empresas vão querer conjugar as suas aplicações legacy com as várias redes blockchain, tornando necessária a implementação de pontos de intercâmbio, para que os participantes do blockchain se conectem e colaborem diretamente. 
 

Privacidade dos dados

Muitas empresas e provedores de SaaS estão a implementar miniclouds em várias
regiões, a fim de aderirem aos requisitos locais de residência e conformidade dos
dados. Procuram, por isso, arquiteturas distribuídas de gestão de dados, para que
possam gerir de forma coerente essas mini-nuvens distribuídas.
 

Cloud

As empresas estão a aceder a soluções de SaaS, IaaS e PaaS de vários providers, e a Equinix prevê que 2019 verá o próximo nível de desafios associados às abordagens de cloud híbrida e multicloud. A Equinix acredita que as empresas terão dificuldade em expandir os seus perímetros de segurança, enfrentando problemas de integração e gestão, à medida que buscam arquiteturas multicloud híbridas. Estas tendências apontam para a necessidade de capacitar a segurança, análise e intercâmbio de dados nas proximidades da Cloud, de modo a assegurar um fluxo transfronteiriço de dados perfeito – e o parceiro de interconexão adequado pode ajudar as organizações a navegar na complexidade da cloud.

“O mercado está num ponto de viragem, no qual as estratégias digitais corretas se assumem como diferenciadoras e uma fonte de vantagens competitivas para as organizações. E, pela primeira vez na história, a tecnologia para habilitar totalmente os negócios digitais está disponível para toda a gente. Como consultores de confiança para milhares de clientes em todo o mundo, acompanhamos de perto as tendências de mercado que moldarão o futuro do empreendedorismo digital e damos vida à inovação inspirada no cliente, através da Plataforma Equinix", refere Brian Lillie, Chief Product Officer, Equinix.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.