Revelado rascunho sobre regras do 5G na União Europeia

A União Europeia considera, no documento a que a Reuters teve acesso, que a implementação rápida do 5G é importante, e a adequação aos valores da UE também deve ser tida em conta

Revelado rascunho sobre regras do 5G na União Europeia

A União Europeia deve tornar-se o principal mercado para implementação de redes móveis 5G, de forma a aumentar a competitividade do bloco europeu - esta é uma das concusões a reter do documento que é ainda “rascunho” das recomendações da UE sobre o 5G.

As mudanças que o 5G traz para redes, dispositivos e aplicações “faz com que seja necessário que a UE e os estados membros prestem especial atenção à garantia da cibersegurança dessas redes e novos serviços”, mas “uma rápida implementação do 5G é fundamental para aumentar a competitividade da UE e requer uma abordagem comum”, lê-se também no documento.

Sem mencionar a Huawei, a recomendação da União Europeia passa por promover a soberania tecnológica europeia e estabelecer normas e medidas de segurança "robustas" para todos os fabricantes e providers de serviços relevantes, durante todo o ciclo de vida das redes 5G.

A Finlândia, que atualmente ocupa a presidência rotativa da UE, pretende que o texto seja formalmente adotado já em dezembro.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.